sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A demência terraplanista


Luis Felipe Miguel

Sempre é bom ficar com a pulga atrás da orelha, mas parece que essas moças são, de verdade, guerreiras contra a terra redonda, a gravidade e o “big ben” (como elas não se cansam de repetir).

Poucas coisas são mais dementes do que a ideia da terra plana. Faz uns dias, li uma reportagem sobre um encontro de terraplanistas em Londres. Eles tinham várias teorias para fazer a terra plana funcionar. A mais bacana era a teoria “pacman”, que explicava porque ninguém cai da borda da terra. Como no antigo game do Pacman, quando alguém chega na borda uma força mágica manda a pessoa instantaneamente para o outro lado. Isso é o que é incrível: para não aceitar o pretenso “absurdo” da terra redonda, vale inventar absurdos muito maiores.

Porque - e o vídeo das duas deixa isso bem claro - não se trata do formato da terra. A questão é escolher a Bíblia contra a ciência. Não faz muito tempo, a religião se adaptava às descobertas da científicas. Que agora se use a fé na Bíblia como argumento definitivo para silenciar a ciência é um sinal de que estamos mesmo andando pra trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário