sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

"Bolsonaro vai se arrepender de provocar o tigre chinês", diz o Financial Times

BRADO-NY

Poucos dias antes da posse, o jornal americano Financial Times escancara: ’Bolsonaro vai se arrepender de provocar o tigre chinês. O futuro presidente do Brasil tem insultado Pequim para agradar Donald Trump.’

A matéria chama de ‘sem noção’ a tentativa de Bolsonaro de atrair os holofotes enquanto se coloca como capacho dos EUA e destaca que Trump nunca deu nenhum sinal de que ofereceria qualquer vantagem ao Brasil em troca de uma ruptura com a China, mesmo porque isto seria inviável:

‘O presidente eleito brasileiro e seu círculo íntimo acreditam que se pode confiar nos EUA para compensar quaisquer perdas envolvidas em seu pivô da China. 

Agora que os republicanos perderam o controle da Câmara dos Deputados, qualquer esforço para estreitar as relações com o Brasil enfrentará a oposição dos democratas, que abominam a postura de Bolsonaro sobre direitos humanos, sua postura contra a proteção das minorias, quanto às mudanças climáticas e sobre as leis que governam o país. 

Destruir o relacionamento político do Brasil com a China provocaria uma retaliação comercial, o que aumentaria os índices de desemprego.‘

Nenhum comentário:

Postar um comentário