quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A desdolarização necessária


A DESDOLARIZAÇÃO NECESSÁRIA 

Artigo imperdível do economista e arqueólogo Michael Hudson, nascido nos USA. O texto é uma espécie de súmula do seu livro, já clássico, "Super Imperialismo", que jamais foi traduzido e editado no Brasil - nem será. 

Abaixo, algumas anotações esparsas minhas sobre o artigo (não deixe de lê-lo na íntegra, ver link abaixo):

A desdolarização é a alternativa à privatização e financeirização.

O déficit da balança de pagamentos dos USA está quase inteiramente relacionado com o militarismo para sustentar suas 800 bases ao redor do mundo. O fim do padrão ouro-câmbio em 1971 criou uma situação em que o excesso de dólares dos EUA jogado pelo déficit de pagamentos dos USA acaba arrochando os bancos centrais estrangeiros (inclusive o Brasil). 

Assim, o Banco Central do Brasil acaba financiando o déficit orçamentário dos USA, quer dizer, todos os brasileiros estão financiando o Império. 

A questão é: como China, Rússia, Irã e outros países se livram dessa estratégia de dolarização dos USA? Simples, fugindo do dólar. É preciso criar outra moeda internacional. 

Fora dos USA, os países são orientados a financiar seus déficits orçamentários vendendo tudo o que está em seu domínio público - ou seja, suas terras, patrimônio estatal, recursos naturais, infraestrutura básica e setor elétrico. O neoliberalismo do Império não poupa ninguém. Se os governos dos USA internalizassem esse déficit galáctico, a revolução seria ali na esquina. 

"Dívidas que não podem ser pagas, não serão pagas", diz apropriadamente Michael Hudson. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário