domingo, 22 de novembro de 2020

A mídia escravagista está tentando meter a bala de prata no PT nessas eleições


Vinícius Carvalho

Nessa eleição municipal a imprensa brasileira está fingindo uma certa consonância com a "esquerda antipetista" e o "centro antipetista", mas na verdade estão pavimentando algo muito maior e pior.

Na ânsia de isolar e tentar meter a bala de prata no PT, estão reposicionando quadros do campo político historicamente alinhados com a direita brasileira e, principalmente a direita oligárquica, que teve seu protagonismo no início da Nova República, aquela que saiu dos intestinos da ditadura militar e da ARENA, e trazendo tais figuras para o "centrão".

Estão introduzindo NA MARRA aqui no Brasil a escala ideológica dos Estados Unidos. Onde para ser de centro-esquerda ou esquerda, BASTA defender as liberdades civis e individuais, basta não querer que gays e negros morram. Basta isso para ser de esquerda por lá.

Mas NINGUÉM ousa mexer no sistema econômico. E é mais do que óbvio, é justamente isso que os agentes neoliberais desejam para país. Isso seria o sonho dourado das Globo News, dos Manhattan Connection e dos Institutos Millenium da vida.

Faz sentido isso nos EUA? Talvez. Eles já não debatem classe-social desde os anos 60 e sequer ousam qualquer movimento econômico mais social desde o governo Carter. Aparentemente por lá não anda dando muito certo também, afinal a renda do trabalhador estadunidense está estagnada desde os anos 80.

Mas no Brasil, para ser de esquerda É ESSENCIAL ter um projeto e uma pauta econômica minimamente social. O Brasil é um país de terceiro mundo, que saiu do mapa da fome pela primeira vez em mais de 500 anos durante os anos 2000 e já voltou. Desindustrializado, com uma renda per capita pífia e quase 100 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza nessa pandemia.

É ESSENCIAL FAZER DISCURSO DE IGUALDADE RACIAL, DE GÊNERO E DE LIBERDADES INDIVIDUAIS, MAS APENAS ISSO NÃO BASTA PARA SER ESQUERDA NO BRASIL. 

Até porque, convenhamos, Hélio Bolsonaro, Agustin Fernandez (o maquiador fascista), Daniela Reinehr e Fernando Holiday estão aí e não nos deixa mentir.

Portanto, não é porque uma Marina Silva não é nazista, que não quer dizer que ela seja automaticamente de centro. NÃO SE É DE CENTRO OU DE CENTRO-ESQUERDA NO BRASIL DEFENDENDO INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL.

ACM Neto e Rodrigo Maia eu já nem me refiro porque aí é sacanagem. Um é oriundo direto de uma das oligarquias mais violentas, fascistas e assassinas que esse país já viu, a do Antônio Carlos Magalhães. 

O outro é filho e herdeiro de César Maia, que para quem não se lembra foi o menino neoliberal do FHC no Rio de Janeiro nos anos 90, junto com o assecla Marcelo Alencar (e ambos eram brizolistas que traíram o Brizola). Cesar Maia foi também o homem que promovia banhos coletivos de creolina em moradores de rua. Prática para nazista nenhum botar defeito. 

Rodrigo Maia e ACM Neto podem ser indispostos com o Jair Bolsonaro, mas é muito mais por causa de suas trapalhadas, porque não é eficiente o suficiente para promover as reformas ultraliberais e assassinas idealizadas por Paulo Guedes, do que por discordância ideológica.

Lembrem-se, a nova reforma da previdência brasileira, assassina, covarde, criminosa e que vai relegar milhões de idosos à miséria, é 100% do Rodrigo Maia.

Alguns, mais caras-de-pau, sorrateiramente pescam nessa direita figuras e quadros e dão para eles agora a pecha "centro-esquerda". Que lindo.

Aí vira briga de cracudo: PCB e figuras do PSOL de um lado chamando o PT de neoliberal e reacionário; PSDB, PSL, NOVO e bolsonaristas do outro chamando o PT de comunista.

Um jogo de compadres que agrada aos dois lados e alimenta as taras e desejos inconfessáveis de outras figuras do cenário político que estão ressentidas até hoje com a ida do Haddad ao segundo turno em 2018, convenhamos.

Centrão? Só se for o centro do cu do neoliberalismo.

Em SP, estão achando que a Folha, que o Felipe Neto, que a Tabata Amaral, que a Marina Helou, que os Lehman, que essa fissura no Instituto FHC de gente do próprio tucanato rachando com o Covas, estão apoiando de coração o Boulos? 

Apoiariam o Tatto no segundo turno? "Ahhh estamos livres do velho petismo, até o Boulos eu aceito apoiar", devem pensar.

Isso é o velho e consistente posicionamento ideológico que deveria ser levado em consideração. Analisar por onde se movem os think tanks neoliberais desse país. O resto é paisagem e conversa pra boi dormir. 

E se tem gente de esquerda que concorda com isso, essa pessoa é nada mais, nada menos do que UDENISTA e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário