quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Ibope no Recife: Marília Arraes tem 45% e João Campos, 39%

Do UOL, em São Paulo

Candidata à Prefeitura do Recife (PE), Marília Arraes (PT) aparece numericamente à frente com 45% das intenções de votos, e João Campos (PSB) tem 39%, segundo mostra pesquisa do Ibope divulgada na noite de hoje. Como a margem de erro é de 3% para mais ou menos, os dois primos estão tecnicamente empatados.

Brancos e nulos somaram 15%; Não sabe ou não respondeu, 1%.

Confira os eleitos em todas as cidades do Brasil e a análise do time de especialistas do UOL

Marília Arraes (PT): 45%

João Campos (PSB): 39%

Branco/nulo: 15%

Não sabe/não respondeu: 1%

Votos válidos

Em relação aos votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos, o resultado fica assim:

Marília Arraes (PT): 53%

João Campos (PSB): 47%

Segmentos

Segundo o levantamento, o desempenho de Marília Arraes se destaca principalmente entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 54%; 38% entre os menos escolarizados e 49% entre os mais instruídos.

Já entre eleitores que indicaram que votarão em João Campos: 52% são do ensino fundamental, 33% entre os que têm ensino superior, 44% entre aqueles cuja renda familiar é de até um salário mínimo, e 30% entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos.

Voto espontâneo

A pesquisa do Ibope também apontou as intenções de voto espontâneas. Neste caso, os entrevistados respondem em quem pretendem votar, mas sem que lhe sejam apresentados nomes dos candidatos.

O resultado ficou da seguinte forma.

Marília Arraes (PT): 41%

João Campos (PSB): 37%

Outros: 1%

Branco ou nulo: 16%

Não sabem ou preferem não opinar: 5%

Foram entrevistadas 1.001 pessoas, por telefone, entre os dias 16 e 18 de novembro. A pesquisa Ibope tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Contratada pela TV Globo em parceria com o Jornal do Commercio, a pesquisa foi registrada no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco) sob o nº PE-06514/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário