"... EU entendo que o juiz realmente tem uma ação permitida para investigar aqueles fatos que estão sendo trazidos a ele. Tudo é possível ao juiz. ...". Juiz 6.
Esse é um depoimento de um juiz que está na página 2 do livro cuja imagem está acima. O que Moro fez, todos os juízes brasileiros fazem em maior ou em menor grau, dependendo da vontade dele de culpabilizar ou não o réu. Foi por isso que previ com mais de dois anos de antecedência que Lula seria preso.
"Eu acabo por fazer a seguinte pergunta: quem é que diz o que a lei diz? É o juiz. Então, em primeiro lugar, a lei não diz nada, porque a lei é uma ficção. Quem diz o que a lei diz é o juiz". Juiz 20.
Mais um depoimento de outro juiz. Todos eles pensam assim. Os pobres condenados e presos sabem disso. Nós passamos a saber por conta da enorme publicidade do caso de Lula.
Esses dois trechos, falas de juízes, foram obtidos por meio de pesquisa empírica sobre o ethos e as práticas que eles adotam, não foram resultado de blá blá blá doutrinário. O que Moro fez, repito, é feito por todos os juízes no Brasil, em graus diferentes em função de seus objetivos. Lula é associado à pobreza, Moro queria condená-lo, ele o fez. FHC é um príncipe, Moro queria protegê-lo, ele o fez.
Nunca nenhum juiz no Brasil foi condenado por se comportar assim. Não é apenas corporativismo (antes fosse), é porque eles concordam com esses procedimentos e não acham que tais práticas estejam fora da lei.
O buraco é bem mais embaixo do que estão falando por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário