O chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) americano anunciou hoje que os EUA devem ter entre 100 e 200 mil mortes nos próximos dias, apesar dos esforços.
Segue um fio de como isso aconteceu e porque o Trump é o pior presidente nesse momento.
Trump faz parte de um tipo de político não teria entrada na política antiga mas foi viabilizado com redes sociais, aquele que sabe chamar atenção. Ele consegue dominar a atenção da mídia como poucos e colhe os votos disso.
Isso serve para mantê-lo no cargo enquanto tudo mais anda bem. Assessorado por pessoas competentes, ele pode deixar o trabalho duro para os outros e focar em chamar atenção. Tanto que passou os últimos anos fazendo campanha pras próximas eleições.
Mas uma crise séria como a COVID-19 depende de duas metades. De quem faz a infra-estrutura agindo (montando hospitais, comprando equipamento) e uma figura pública que informe e una as pessoas, que as prepare pros problemas que virão. Mas o Trump só sabe chamar a atenção.
Ele não consegue dar más notícias, maus números, ou avisar que uma crise estava vindo. Ainda insiste em reabrir o país em dias. É um político inadequado pra situação atual. E ainda não aceita o protagonismo de agentes de saúde como o Fauci ou governadores.
Andrew Cuomo teve que assumir uma responsabilidade enorme com NY se tornando um dos focos da pandemia por lá. E a resposta do Trump não foi de apoio, foi de que queria isolar e quarentenar o estado, o que não faz nem sentido.
O Trump acabou errando números, dizendo que tinham testes quando não tinham, atrapalhando comunicados oficiais, atrasando o país no que precisavam fazer e agora ainda tenta silenciar quem tá trabalhando a sério com o problema:
A Complete List of Trump’s Attempts to Play Down CoronavirusHe could have taken action. He didn’t.
O resultado é que os EUA caminham pra muito mais casos do que teriam se alguém que sabe agir estivesse no comando. Eles têm um líder que sabe chamar atenção, o que funciona muito bem em tempos normais, mas não são tempos normais. E vai ser fácil responsabilizar ele pelo que vier.
P.S.: Qualquer medida que cientistas recomendem depende de políticos pra chegar nas pessoas. Não me importam lados, importa se as autoridades competentes tão agindo ou não. A COVID-19 não pergunta em quem votou pra infectar alguém .
Não necessariamente existe a liderança ideal ou a melhor liderança. Momentos diferentes pedem líderes diferentes. O Churchill foi essencial na Segunda Guerra, mas não era alguém pro período de paz em seguida.
The Myth of the Strong Leader, by Archie Brown
Nenhum comentário:
Postar um comentário