O Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 42.720 mortes por covid-19 até este sábado. O número de casos confirmados subiu para 850.514 desde que a crise sanitária começou.
Na comparação com o boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, é possível perceber que são 892 novas mortes provocadas pelo coronavírus - até ontem haviam sido registradas 41.828. Em relação aos casos confirmados, são 21.704 novas pessoas infectadas - ontem eram 828.810.
Os dados foram revelados no mesmo dia em que o ministro interino da Saúde, general do Exército Eduardo Pazuello, afirmou que triagens em diferentes regiões do país são mais importantes que o isolamento social para combater a pandemia. A Organização Mundial da Saúde defende o isolamento como medida eficaz porque não há remédios, mas este posicionamento é criticado pelo governo federal.
O ministro interino declarou que quantos exames forem realizados, melhor. Pazuello também pediu testes nos mais diversos locais.
"Se na triagem for detectado que ele está com risco de covid, tem que ir para um médico. Tem que ter triagem no mercado, no hospital etc, para aferir temperatura, oxigenação, a pressão, ver se tem ou não característica que ele deve ir ao médico".
A questão dos exames esbarra na capacidade de estados e municípios realizarem triagens em pontos de passagem da população. O general Pazuello não enxerga um gargalo nesta situação e disse que é possível contornar a situação porque há recursos.
"Se usar de maneira correta, a capacidade de montar uma triagem é muito simples. Precisa compreender a necessidade de fazer uma triagem robusta e rápida", afirmou.
O ministro interino da Saúde ainda revelou que na próxima semana vai pessoalmente visitar alguns estados. Mas o general cometeu um erro de geografia ao chamar Porte Velho de estado. A cidade é capital de Rondônia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário