terça-feira, 30 de junho de 2020

Superhomem – a Canção

Gilberto Gil

#PorTrásDaLetra - "Superhomem, a canção"

Estava de passagem pelo Rio, indo para os Estados Unidos fazer a tour do lançamento do Nightingale e gravar o Realce, ao final da excursão. Na ocasião eu estava morando na Bahia, por isso estava hospedado na casa do @caetanoveloso

Como eu tinha que viajar logo cedo, na véspera da viagem eu me recolhi num quarto por volta de uma hora da manhã.

De repente eu ouvi uma zuada: era Caetano chegando da rua, falando muito, entusiasmado. Tinha assistido o filme Superhomem. Falava na sala com as pessoas eu fiquei curioso e me juntei ao grupo. Caetano estava empolgado com aquele momento lindo do filme, em que a namorada do Superhomem morre no acidente de trem e ele volta o movimento de rotação da Terra para poder voltar o tempo para salvar a namorada.

Com aquela capacidade extraordinária do Caetano de narrar um filme com todos os detalhes, você vê melhor o filme ouvindo a narrativa dele do que vendo o filme… Então eu vi o filme. Conversa vai, conversa vem, fomos dormir. Mas eu não dormi.

Estava impregnado da imagem do Superhomem fazendo a Terra voltar por causa da mulher. Com essa ideia fixa na cabeça, levantei, acendi a luz, peguei o violão, o caderno, e comecei. Uma hora depois a canção estava lá, completa. No dia seguinte a mostrei ao Caetano; ele ficou contente

Fiz a excursão norte americana toda e, só quando cheguei a Los Angeles para gravar o disco, foi que eu vi o filme. A canção foi feita portanto com base na narrativa do Caetano. Como era Superhomem – O Filme, ficou Superhomem – a Canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário