Quer entender o que é o neoliberalismo de um país periférico? Explicar eu não sei, mas posso apontar um caminho para entender.
Em plena ressaca de feriado, a Ibovespa mal abriu e às 10h30 já disparou 0.57%. A razão de tamanha pauderescência é a aprovação do pacote fiscal assinado por Trump que libera 900 bilhões de dólares para recuperar a economia americana pós-pandemia. Trump, inclusive, se aliou aos democratas para aumentar o "bolsa família" e dar auxílio de dois mil dólares por adulto em necessidades.
Nada mais natural que, diante dessa perspectiva de crescimento na Economia da corte, a bolsa da periferia tenha uma ereção.
Acontece que a mesma Ibovespa broxa vergonhosamente sempre que, em Pinochetguedeslândia, se falava em prorrogar auxílio emergencial ou lançar o Renda Brasil ou qualquer coisa que pudesse furar o santo graal do teto de gastos da PEC da morte, instaurado pelo golpe neoliberal de 2016.
Ué, mas então o governo americano impulsionar a Economia local pode, mas o governo brasileiro impulsionar a sua Economia local não pode?
Parece contraditório, mas não é. É a essência da coisa. É para isso que precisaram dar um golpe para implantar à força o neoliberalismo aqui. Por que a Economia local que deve ser forte é a de lá. A de cá, que fique a serviço deles.
Foi pra isso a Lava-Jato. Foi pra isso o impeachment. Foi pra isso o antipetismo. Para nos transformar num país de 200 milhões de entregadores do iFood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário