quarta-feira, 15 de maio de 2019

Bolsonaro: o fim está próximo



É muito maluco isso, mas acho que já é hora de pensar em termos do que virá quando Bolsonaro chegar à ingovernabilidade.

Sim, não fechou 5 meses, eu sei. Ainda assim, chegou a hora. Esse governo vai ruir. É consequência natural do que acontece diante dos nossos olhos.

E aí?

Pensem apenas nas últimas 48h. Governo sofreu derrota brutal no Congresso, com um bloco gigante chamando ministro da Educação amanhã - mesmo dia de protestos pelo Brasil. Governo recua e re-recua, e é chamado na chincha por aliados. E o filho perdeu sigilo bancário.

48 horas.

Governo já desagrada até altas patentes militares. Tigrada nas redes bate em Santos Cruz, chama de comunista etc. No Congresso, nem PSL aguenta mais. Justiça está de olho. A reforma parece sonho distante (Maia, notem, meio que já desistiu).

Quem se submete a um governo assim?

Tenho sérias dificuldades em enxergar estratégia no que está rolando, mas também não acho que é pura loucura caótica. Alguma coisa o núcleo do governo pensa.

Meu palpite: acreditam demais na bolha das redes. Pensam que apoio virá se o caldo entornar.

Penso que estão malucos.

Há muitos cenários possíveis. Uma jogada à Fujimori, por ex, fechar Congresso etc. Mas quem vai fazer a quartelada, no caso?

Sei lá. Nunca nada é certo nesse Brasil maluco, e essa lição eu já aprendi. Loucuras viram realidade. Mas acho que, se essa for a aposta, Bolso já perdeu.

Regimes como Orban, Erdogan ou mesmo Putin nos ensinam: o autocrata moderno se faz contaminando a legalidade. A própria Venezuela, para usar o sinal trocado, tem um Judiciário sequestrado.

Isso requer método, paciência e apoio popular.

Bolso só tem o último. E cada vez menos.

Em resumo, Bolsonaro virou presidente no caos, e depende dele para existir. Mas seu governo é um JUNKIE DO CAOS, e periga morrer de overdose. Não é capaz sequer de fingir que funciona. Nem nas FILIPINAS tem tanto auê, sério.

Ingovernabilidade. Em breve. Se é já não estamos lá.

Muita gente precisaria apostar em Bolsonaro a longo prazo. Se você fosse mega empresário, apostaria? Um político com força local? Um militar com carreira a zelar? 

A resposta é não. Só a tigrada e os aloprados. Serão suficientes?

Mesmo o caos precisa ter uma serventia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário