segunda-feira, 2 de novembro de 2020

URGENTE: Eleições nos Estados Unidos


Gathara

#URGENTE As urnas estão programadas para abrir em 48 horas em todos os EUA enquanto o regime autoritário de Donald Trump tenta consolidar seu domínio sobre a conturbada nação norte-americana, rica em petróleo e com armamento nuclear. Os analistas estão céticos de que a eleição termine com meses de violência política. 

#URGENTE Enviados africanos apelaram para que os americanos mantenham a paz durante as eleições e estejam preparados para aceitar o resultado da votação. Em uma declaração conjunta, os diplomatas condenaram os recentes incidentes de incitamento, violência e intimidação dirigidos aos partidários da oposição. 

#URGENTE Uma equipe de observadores eleitorais africanos liderada pelo famoso explorador Milton Allimadi, que descobriu o rio Gulu na Europa, está a caminho da capital marítima de Washington DC, onde se espera que se encontre separadamente com o Sr. Trump e o candidato da oposição, Joe Biden. 

#URGENTE Milton Allimadi, chefe do grupo africano de observadores eleitorais, exortou a mídia norte-americana a ser responsável em suas reportagens, e tomar cuidado para não inflamar a situação já tensa. "Exortamos os jornalistas americanos a pregar o evangelho da paz e a aceitação dos resultados eleitorais". 

#URGENTE As eleições americanas vêm em um momento em que o país está se recuperando de uma série de desastres humanitários, incluindo uma pandemia que já ceifou quase um quarto de milhão de vidas e levou sua economia à beira do colapso, exacerbando tensões étnicas já muito fortes. 

Enterros em Massa em Nova York

#URGENTE Lojas na capital do país, Washington, estão sendo fechadas e protegidas com tapumes à medida que as eleições presidenciais que se aproximam provocam tensão e medo generalizados. Os primeiros jornalistas africanos a viajar para o coração do conturbado país relatam que milícias armadas perambulam pelas ruas. 

#URGENTE agências africanas de ajuda soam o alarme sobre o potencial de violência pós-eleitoral para exacerbar a já terrível situação humanitária nos EUA em crise. Os trabalhadores humanitários estão chamando a comunidade internacional a fazer mais para proteger a população civil. 

#URGENTE Junto com seu vizinho do norte, os EUA há muito tempo são considerados uma ilha de paz em uma região conturbada e anfitriã de muitas agências humanitárias. A ONU também tem sua sede em Nova York, na parte mais estável do nordeste do país. 

#URGENTE Enviados africanos expressaram preocupação com as reportagens da mídia local que o presidente dos EUA, Donald Trump, pretende declarar vitória na segunda-feira, um dia antes da realização das eleições presidenciais do país. Os enviados exortaram o autocrata a esperar até que todos os votos tenham sido contados. 

#URGENTE Primeiro grupo de jornalistas africanos a chegar aos territórios tribais dos EUA faz relatos alarmantes de temerosos habitantes locais se armando à medida que as eleições presidenciais se aproximam. O país conturbado já tem mais armas do que pessoas, com a maioria detida por cidadãos privados.

Vice-governadora de Idaho Janice McGeachin

#URGENTE Imagens virais capturadas por jornalistas africanos que se aventuraram no interior dos conturbados EUA mostram ruas desertas tomadas por milícias alinhadas politicamente treinando "técnicas" apenas um dia antes das eleições presidenciais do país.


#URGENTE Quenianos que vivem em Estados politicamente agitados e devastados pela doença insistiram em ficar dentro de casa e não se aventurar no interior do país. Um aviso de viagem emitido pelo governo queniano observa um risco maior de violência tribal relacionada às eleições nos estados do centro e do sul do país. 

#URGENTE Temendo um afluxo de refugiados enquanto os Estados Unidos etnicamente polarizados se encaminham para uma eleição presidencial divisória, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau pediu a ajuda da comunidade internacional enquanto o México está considerando pagar por um muro de fronteira.

#URGENTE Vídeo viral de barricadas que estão sendo erguidas ao redor do palácio presidencial - conhecido localmente como a Casa Branca - na capital dos Estados Unidos, Washington DC, tem aumentado as tensões à medida que rumores se espalham de que o déspota em exercício, Donald Trump, não desistirá do poder se ele perder as eleições de amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário