Governo oferece R$ 40 mi em emendas para deputados que votarem pela reforma da Previdência (reportagem com @mattoso_camila e @ranierbragon) https://t.co/1tcTJpGYeX— Angela Boldrini (@AngelaBoldrini) 24 de abril de 2019
Angela Boldrini
Seis partidos confirmaram à @folha que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ofereceu R$ 10 milhões por ano de mandato para cada deputado que for a favor da reforma. O valor não faz parte das emendas impositivas a que eles já têm direito, seria extra-orçamentário.
A oferta foi feita na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na semana passada. A prática de troca de emendas por votos em projetos de interesse do governo é comum na Esplanada —mas vai contra o discurso do início do mandato de Bolsonaro.
Os parlamentares que defendem a oferta dizem que isso é um instrumento legítimo da negociação política. Dizem que pode ajudar a trazer parlamentares do norte e nordeste para a aprovação da reforma por mitigar críticas nas bases eleitorais com recursos para infraestrutura.
Para entender: oferta é p/ recursos serem repassados para estados e municípios p/ obras de infraestrutura que receberiam “apadrinhamento” do deputado, não direto para os parlamentares. Assim, ele agrada eleitores e prefeitos apesar de votar projeto impopular —é realpolitik.
Nenhum comentário:
Postar um comentário