quinta-feira, 23 de abril de 2020

Abismo

Claudio Guedes

Caso se confirme a defenestração de Sérgio Moro do ministério da Justiça, Jair Bolsonaro aumentará de forma significativa seu isolamento político.

Na crise que levou à demissão de Luiz Henrique Mandetta do ministério da Saúde, Bolsonaro perdeu espaço com parte dos seus seguidores, com o DEM e praticamente rompeu a relação, já abalada, com Rodrigo Maia, o poderoso presidente da Câmara dos Deputados.

Sérgio Moro é um medíocre, um ex-juiz desqualificado, mas possui prestígio inegável construído pela mídia anti-petista - Rede Globo à frente - que o inventou e o glorificou por quatro anos seguidos.

Moro é um herói para vastas parcelas da população. E foi elemento fundamental para a eleição de Bolsonaro, manipulando o poder judiciário de forma a conduzir os processos da Lava-Jato de acordo com o calendário político-eleitoral, manobrando prazos judiciais e articulando a ação do TRF-4 contra o ex-presidente Lula & demais réus petistas.

A sua saída do governo, se confirmada, deixa Jair Bolsonaro cada vez mais isolado, na trincheira com seus filhos psicopatas, alguns generais oportunistas e um monte de cacarecos da política como os bizarros Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo, Abraham Weintraub, Damares Alves, Marcos Pontes etc.

Alguns outros políticos que estão no ministério, que são quadros da direita e possuem alguma história política, já devem ter percebido que Bolsonaro é uma bomba radioativa que vai explodir a qualquer momento e, acho eu, cairão fora quando a oportunidade surgir.

Para mim, sem novidades. Em 1/01/2019, dia da posse de Jair Bolsonaro, escrevi aqui mesmo:
"Hoje começa o governo de Jair Bolsonaro. Eleito em um processo tumultuado, onde circunstâncias e fatores extra-eleitorais comandaram o pleito, o governante é um político medíocre e de passado execrável. 
Fará um bom governo? 
Suas possibilidades são mínimas, escassas. Despreparado, comandando - ou sendo comandado por - um exército de oportunistas e vigaristas, com poucos subordinados diretos com algum talento, só um milagre poderá levar o seu governo a algum tipo de êxito."
Hoje, pouco mais de ano após a posse, um país à deriva. Caos na política, situação econômica difícil, moeda derretendo, tudo isso agravado pela pandemia da COVID-19. Mas, muito relevante, o Brasil hoje é ridicularizado no mundo todo, contra-exemplo na área ambiental, social e na estratégia contra o coronavírus.

O ex-capitão Bolsonaro, um homem sem qualidades e um político truculento e ignorante, está conduzindo passo a passo o país e o seu governo ao abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário