quinta-feira, 30 de abril de 2020

Uma oligarquia atrasada, entreguista, burra e apátrida colocou um demente na presidência


O PAÍS DOS CANALHAS

Paulo Muzell

Todo mundo sabe que vivemos um momento ruim e que, com certeza, superada a pandemia - ninguém sabe quando -, vem uma crise de proporções gigantescas cujo tamanho hoje é impossível avaliar. O que está ruim vai piorar. Uma certeza: num país como o nosso, governado por uma oligarquia atrasada, entreguista, burra e apátrida, que colocou um demente na presidência, o sofrimento da grande maioria da população será muito maior. Teremos mais desemprego, mais pessoas sobrevivendo na informalidade, mais ataque aos dos direitos trabalhistas, mais arrocho salarial.

Temos no país uma concentração de renda criminosa e ninguém fala que chegou a hora dos ricos e muitos ricos, os milionários e bilionários darem sua contribuição para tirar o país do atoleiro, pagando imposto diretos mais progressivos. O que se vê são governadores, prefeitos e deputados fazendo demagogia, prometendo doar salários e as grandes empresas doando migalhas e fazendo propaganda da sua “generosidade”.

O presidente do Senado, um obscuro senador do Amapá, Davi Alcolumbre, do DEM, propôs o congelamento dos salários de todos servidores públicos brasileiros por um ano e meio. O funcionalismo assim geraria uma economia de 160 bilhões de reais que contribuíram para a saída da crise.

Os cerca de 15 milhões de servidores da administração direta e indireta brasileira tem uma massa salarial que representa perto de 40% do total de salários pagos no país. Congelar seus salários diminuiria o consumo das famílias, reduzindo a demanda global, causando em mais recessão.

Os salários há vinte anos atrás representavam 45% do PIB brasileiro, em 2019 esta participação já caíra para 38%, Na América Latina a média atinge 48%. Nos países desenvolvidos a participação média é de 65%. Os dados confirmam o que já sabíamos: a velha fórmula da elite brasileira, que se mantém fiel à herança do nosso passado escravocrata: baixos salários e lucros elevados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário