terça-feira, 28 de abril de 2020

O Brasil real

Bolsonaro era o PIOR candidato que um país poderia ter, é o PIOR presidente do planeta, e todo mundo que o elegeu SABE disso. Mas é precisamente por desejar o pior que o povo o elegeu. 
Por Victor Tufani
Através de Vinícius Carvalho

1 - Se a gente fosse "analisar" a sociedade brasileira de colherada, como tem sociólogo de Twitter fazendo, supondo que seja possível abarcar uma sociedade tão complexa em 140 caracteres de frase pronta, a única conclusão possível seria a ortodoxa: O Brasil não dispõe de uma classe trabalhadora organizada, nem sequer organizável, dispõe de uma massa de lumpemproletários sem a menor capacidade nem de exigir o direito de ficar vivo. Se nem isso conseguimos, exigir que nos mantenham VIVOS, que dirá o resto.

2 - Só existe outro abismo tão profundo quanto aquele entre ricos e pobres neste país: É o abismo no seio da própria classe média, entre a classe média com capital cultural e a camada remediada, que ascendeu pelo trabalho e não pela educação. A gente pode brincar que uma gosta de sertanejo universitário e a outra de Caetano e Chico Buarque, ambas morando no mesmo condomínio, mas o estereótipo tem raízes graves na realidade, e essa distinção tem feito a diferença entre quem apoia cientistas e quem está nas carreatas e aglomerações se oferecendo ao coronavírus. É uma diferença absoluta, entre a preservação de vidas e o suicídio coletivo.

3 - Bolsonaro, se tiver 30% de fanáticos na sua base eleitoral, tem o apoio incondicional de 15 milhões de pessoas, é MUITA coisa. Elas só não fazem o que ele manda porque ele não tem nada ainda a oferecer. Não pode oferecer nem imunidade contra as leis, que dirá dinheiro, cargos e estabilidade. A grande diferença entre ele e os fascistas que conhecemos no passado é que ele não pode formar suas unidades de assalto e seus exércitos. É perigoso, mas tem que comer muito feijão pra ser Mussolini.

4 - A única coisa que nos protege do Bolsonarismo PRA VALER no momento é pacto federativo, o fato de termos presidente, e não rei. A possibilidade de governadores ouvirem secretários de saúde e cientistas e tomarem medidas por conta própria preveniram centenas de milhares de mortes até agora, por mais que a gente saiba que Witzel, Doria e outros são canalhas. Se o Bolsonarismo fosse a lei, chegaríamos em meses a mais de um milhão de mortos, teríamos agora centenas de milhares de caixões, e estaríamos num caos que ainda não experimentamos.

5 - Não existe esquerda no Brasil. Existe eu, você, cidadãos esquerdistas, mas esquerda de fato não tem. E só terá quando os partidos e organizações que se dizem a esquerda hoje compreenderem que o buraco em que nos enfiamos é consequência, não da ingenuidade e da falta de instrução, mas de um DESEJO profundo do povo brasileiro, que não soube lidar emocionalmente com a movimentação das bases sociais, das placas tectônicas, depois de 500 anos de massacre, escravidão e miséria. Foi demais pro espírito da maior parte da população, e a resposta foi justamente demonizar a esquerda e eleger os maiores canalhas e assassinos possíveis em todas as prefeituras e estados, até o assassino mor pra presidente. Bolsonaro era o PIOR candidato que um país poderia ter, é o PIOR presidente do planeta, e todo mundo que o elegeu SABE disso. Mas é precisamente por desejar o pior que o povo o elegeu. No dia em que a esquerda souber admitir isso, que existe algo venenoso no sangue do povo brasileiro, que algo se corrompeu gravemente e que é DISSO que a gente precisa ir atrás, com energia, e provavelmente com alguma dose de autoritarismo e violência, existirá esquerda e algum horizonte de justiça social, quem sabe socialismo. Até lá vamos ficando com as notinhas de repúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário