sábado, 6 de junho de 2020

Número real de mortes por Covid-19 pode chegar a 60 mil

Atila Iamarino

Contando mortes em excesso, mortes acima da média de anos passados, temos 26.548 óbitos até 21/05. Além das mortes por COVID-19. São pelo menos mais de 25 mil mortes além das 35 mil mortes oficiais. É isso que querem varrer pra baixo do tapete sem testes e sem boletins.


E como está a morte em excesso no Brasil como um todo no ano de 2020 e por idade, sexo e aqueles ocorrendo em casa?

O gráfico mostra o acumulado de óbitos diários entre 2020 menos 2019, por causas naturais de 01/01/2020 até 21/05/2020.

Por idade:

Maior excesso nos >60 anos (quase totalidade por COVID19), porém excesso de óbitos nos de 40-59 e mais de 20 anos. 

Menos óbitos nos abaixo dos 20 anos (fato já observado em outros países)

Idade ignorado não entrou na classificação (pouquíssimos).

Por sexo:

Padrão por idade se mantém em cada sexo, porém excesso maior no sexo masculino, como esperado pelo que já sabemos pelo COVID19
Mortes em excesso nos domicílios e por idade.

Mesmo padrão nas idades, porém imenso excesso de mortes em domicílio. Poucas codificadas como confirmada ou suspeita de COVID19.
Os dados são preliminares, pois o registro civil atualiza a cada 6/8 horas. Eu, @turicas @Capyvara @lucaslago @barbalhofernand @rfsaldanhario @thomasfujiwara etc estamos discutindo e monitorando os atrasos há semanas. Já podemos dizer que conseguimos um log dos atrasos que se estabilizam por volta de 14 dias. Mas é desigual por estados e por municípios, sendo muito melhor em uns, mais atrasados em outros, melhor nas capitais.

E claro, o atraso de 2019 é mínimo comparado ao 2020. Ou seja, estas estimativas parecem ser conservadoras. 

Por isso escolhi dia 21/05 (14 dias atrás). Também para evitar ficar selecionando datas ao acaso, como se tem feito, comecei de Janeiro e vim adicionando 1 a 1. Diário tem menos efeito atraso que por semana. Tb se pode fazer média móvel se não for fazer acumulado como fiz


Resolvi colocar Brasil geral para termos a ideia do problema, caso não tenha ficado claro. Imaginem, o COVID, com os atrasos do Registro Civil, com o tamanho do país, que tem uma linha de base imensa para ser perturbada e mostrar o excesso, já observamos isso. E não só idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário