Me irrita demais a deturpação do termo "lugar de fala", então vou falar um pouco a respeito.
"Lugar de fala" é um conceito da Análise do Discurso e não deve ser confundido com "autoridade de fala". "Falar sobre" é completamente diferente de "falar em nome de".
"Lugar de fala" é o lugar de onde falamos na sociedade, quando nos investimos como sujeitos discursivos. Perpassam nosso lugar de fala nossa formação social, cultural, histórica e todas as formações discursivas que compõem nosso discurso. Quando alguém fala sobre alguma coisa, conseguimos identificar o lugar de onde esse alguém fala por meio da análise do discurso. Quem essa pessoa é, que lugar ocupa na sociedade, que valores, princípios, preconceitos, estereótipos, interesses carrega e revela pela fala. Ou seja, "lugar de fala" é intrínseco a qualquer discurso e revela quem somos, enquanto sujeitos históricos, na engrenagem social.
Então é totalmente equivocado dizer que alguém não pode se manifestar sobre determinado assunto porque não tem lugar de fala. Ao contrário, descobrir e apontar de que lugar vêm as opiniões que constroem o tecido social é fundamental para lutar contra os lugares de privilégio, esses sim um grande mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário