segunda-feira, 3 de maio de 2021

Haverá terceira onda e ela incluirá os vacinados

Crestani Filho

Haverá terceira onda e ela incluirá os vacinados.

Vacinas disponíveis não conferem proteção completa e desacompanhadas de medidas de distanciamento e controle de transmissão perpetuarão a pandemia por tempo indeterminado no Brasil. 

Terceira onda = uma nova ascenção no número de casos.

Vacinas disponíveis não conferem proteção completa = Fato, principalmente para as grandes responsáveis pela quase totalidade da vacinação aqui,Coronavac e Astra/Ox (50-70%).

Desacompanhada de outras medidas = no ritmo atual de vacinação, a terceira onda acontecerá com a minoria da população vacinada, e mesmo entre os vacinados, boa parte estará suscetível para desenvolver casos leves e transmitir a doença.

Esse cenário é altamente provável, seria uma surpresa não acontecer.

Dúvidas:

1) A terceira onda será maior que a segunda?

- Acho improvável, assumindo as cepas atuais.

2) Os ciclos de transmissão podem se perpetuar e estender a ponto da imunidade entre os vacinados ser progressivamente menor com o passar do tempo e serem necessários reforços vacinais nesse grupo atrasando a expansão da cobertura vacinal?

Ainda cedo para dizer. A eficácia a longo prazo das vacinas ainda não foi validada na prática (tudo muito recente).Essa resposta também depende se o ritmo da vacinação será maior que o ritmo d infecção/reinfecção 

3) Novas cepas mais "resistentes" as vacinas disponíveis podem surgir nesse meio tempo reduzindo/anulando a eficácia das vacinas disponíveis colocando a Pandemia em patamares semelhantes aos iniciais?

-Teoricamente é possível, mas não é o comportamento notado até aqui?.Então é isso, no ritmo atual de vacinação, com as vacinas disponíveis, e redução desenfreada das medidas de isolamento, uma nova ascensão no número de casos é altamente provável, parte dos infectados/transmissores serão os já vacinados, esse cenário torna o término da pandemia imprevisível e não dependente apenas da velocidade da taxa de vacinação. 

Ah, me desculpem pela obviedade, mas por alguns comentários parece necessário falar o óbvio:

Tempo indeterminado é diferente de "para sempre", ok?

A despeito de tantos erros nas medidas de isolamento e cobertura vacinal, é improvável que a pandemia dure "para sempre". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário