domingo, 31 de maio de 2020

Frente Ampla da Globo contra Bolsonaro é tão ampla que inclui Bolsonaro



GLOBO QUER APOIO DE BOLSONARO AO MOVIMENTO PARA DERRUBAR BOLSONARO

Um amigo otimista ligou cedo para celebrar o editorial do Globo que ele entendeu como uma adesão do jornal ao "Somos 70%", proposta de formação de uma frente ampla para superar o bolsonarismo.

Li, agora, e também identifiquei no longo texto o apoio a uma aliança abrangente pela democracia. Será a primeira vez que este jornal - a empresa também, por certo - participará de um movimento politico legitimo e constitucional com o qual se identifica a maioria da população. O fecho do editorial é claro:
"É preciso reaprender com a História e voltar a costurar o entendimento entre forças democráticas — mesmo com nuances —, como na década de 70 e início dos anos 1980, desta vez para proteger a Constituição de 1988, que tem garantido anos de estabilidade, sem a qual o Brasil se tornará um pária no mundo."
Quase comovente, desde que não se tenha lido, em parágrafos anteriores, que para O Globo o "Somos 70%" deve ser tão amplo, mas tão amplo, que pode incluir até Bolsonaro. O jornal quase convida Bolsonaro a derrubar Bolsonaro. Ou apoia a frente, mas já avisa que pode abandoná-la. Eis o convite do Globo ao presidente que atrai a insatisfação de dois terços dos brasileiros:
"Esta via política não deve excluir Bolsonaro, que, por sua vez, precisa fazer um gesto pelo entendimento, a melhor alternativa também para ele e seu governo. Com a pacificação, o presidente abrirá espaços de negociação no Congresso, para além do centrão, a fim de executar sua agenda, paralisada, como tudo, devido à crise política. E continuará assim com o fim da epidemia, se este momento não for superado."
Mais jabuticaba do que isto impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário