terça-feira, 26 de maio de 2020

Triunfo da imbecilidade torna genocídio inevitável


Mesmo com o cordão sanitário que o mundo colocou em volta do Brasil, o isolamento aqui, pelo visto, está indo pras picas.

O presidente e vários idiotas que o seguem repetem o adágio "tem que salvar a economia também".

E para rebatê-los vou me apegar ao maior capitalista brasileiro vivo, Henrique Meirelles, e vou explicar a frase dele com os ensinamentos do maior capitalista do mundo de todos os tempos, Adam Smith.

Henrique Meirelles foi, nada mais, nada menos, que banqueiro, presidente de banco mesmo, de verdade, não de jogo "banco imobiliário", como o especuladorzinho barato e golpista João Amoedo. Não, Meirelles foi presidente de um conglomerado gigante e internacional chamado Bank Boston.

Este homem, perguntado se era a favor ou contra o isolamento e se isso atrapalhava a economia, disse o seguinte, do alto do seu conhecimento acerca de economia e mercado, rápido e seco:

"A favor da manutenção do isolamento social total e radical. O que está atrapalhando a economia não é o isolamento, é a pandemia em si."

Porque você pode abrir o comércio, e tirando em locais onde o nível de imbecilidade atingiu a ordem de grandeza, como Duque de Caxias, onde pessoas estúpidas estão no calçadão do Centro só de sacanagem, no geral, não existe capitalismo no meio da incerteza, do medo. As pessoas vão evitar ao máximo entrar em comércios. O consumo, enquanto a pandemia não passar de vez, será cada vez mais restrito e direcionado: tele-entregas, insumos básicos e etc.

Simplesmente não vai adiantar você abrir o seu boteco ou sua loja de cosméticos porra. Você não vai vender, você vai tomar mais prejuízo abrindo as portas. Isso é básico.

E quanto a isso, Adam Smith dizia, sobre outro contexto, claro, mas que é aplicável aqui:

“A totalidade das pessoas comuns e dos agentes econômicos em particular supõem de forma equivocada que a riqueza de um Estado é medida pelos bens materiais, naturais e manufaturados, que possui. Nada poderia estar mais errado. A maior riqueza de uma nação é a confiança.” - Adam Smith, A Riqueza das Nações.

NÃO VAI TER ECONOMIA AQUECIDA SEM CONFIANÇA. E traduza confiança como segurança. Você simplesmente não vai levar seu filho para tomar sorvete no Parque Shangai no meio da pandemia.

Você simplesmente não vai ao estádio no meio da pandemia.

Então, enquanto a pandemia não passar, toda a atividade econômica está comprometida.

Vão abrir agora, para fechar dentro de 1 mês no desespero. Sobre mais centenas de mortos por dia.

Se o isolamento tivesse sido levado a sério, estaríamos agora, muito provavelmente com a curva já muito reduzida, e já podendo sair gradativamente da quarentena.

Mas não, vão sair no auge.

É porque nem de capitalismo, os defensores do capitalismo no Brasil entendem. E os que entendem são perversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário