quarta-feira, 8 de julho de 2020

O Brasil de Bolsonaro não é civilizado

Quando tomou-se consciência da gravidade da pandemia e do único modo de combatê-la naquele momento (a quarentena) houve um pacto. Um pacto da sociedade: todo mundo cuida de todo mundo para sairmos dessa com o menor número de mortes possível. E assim foi nos países em que a vida humana tem valor. Todo mundo se cuidando e cuidando de todo mundo. Para esse pacto funcionar, você precisa do comprometimento de todos (ou da esmagadora maioria) e de liderança, de uma liderança que faça a parte do Estado na organização da sociedade durante esse período, além de divulgar informações claras e confiáveis da situação. 

Aqui na Itália, que foi pega de surpresa e duramente atingida pela pandemia, funcionou. E ainda funciona, mesmo agora, quando já houve a reabertura. funciona porque o pacto não se rompeu. E você não vê na rua pessoas sem máscara e quando alguns se distraem e começam a se juntar logo chega alguém lembrando: “distanciamento!” e as pessoas se afastam. Outro dia saiu a notícia de um imbecil que voltou de viagem infectado, se reuniu com um monte de gente e começou um foco da doença. acho que nunca vi tanta gente com tanta raiva de uma pessoa. E o comentário era sempre o mesmo: “será que vamos ter que fechar de novo?” porque não passa pela cabeça das pessoas que o vírus volte a se espalhar enquanto segue-se com a vida normal. por aqui o pacto segue valendo: todo mundo cuida de todo mundo e sairemos dessa com o menor número de mortes possível. E se o vírus voltar a se espalhar, fecha-se tudo de novo.

No Brasil não. Não houve o pacto porque o bolsonaro não permitiu. Ele não apenas não cumpriu seu papel de liderar o pacto como fez tudo o que podia para boicotar, destruir, estraçalhar. Ele não iria permitir que o Brasil tivesse uma sociedade que se protege, que pensa nos mais frágeis, que valoriza a vida humana. Ele não podia permitir um pacto pela vida porque ele precisa da morte, do ódio, da indiferença. Sem o ódio o bolsonaro não é nada.

Então não venham agora falar em solidariedade e pacto. O pacto não existe no Brasil porque o próprio Bolsonaro se empenhou em destrui-lo. Se houvesse pacto, o pacto valeria também para ele. Como não há, ele que não venha reclamar agora de quem deseja sua morte pelo vírus. O Brasil do Bolsonaro não é civilizado.

Nina Paduani

Nenhum comentário:

Postar um comentário