terça-feira, 29 de setembro de 2020

O ocaso da razão

Nilson Lage

Os mecanismos de controle da opinião pública não objetivam convencer ninguém. Dirigem-se à emoção.

Um dos fundamentos da propaganda é que deve suprimir a razão para tornar-se eficiente.

A propaganda política, em particular, pretende estimular a radicalidade emocional, o alinhamento automático e impensado. O discurso conservador alimenta o radicalismo de direita e beneficia-se do radicalismo de esquerda, com o qual se confunde, nos momentos cruciais.

Institui-se um clima que exclui a ponderação. O diálogo é impossível.

O ocaso da razão coloca em xeque o idealismo democrático, concebido em um tempo em que se imaginava o Homo sapiens como espécie capaz de dominar pela razão os próprios impulsos em um meio social polarizado.. A experiência histórica, a partir da Revolução Francesa, provou que não era assim: a razão, o mais das vezes, presta-se a suportar motivação passional.

Com as técnicas desenvolvidas a partir da experiência em marketing, a pesquisa estatística e, recentemente, o manuseio de grandes estoques de dados para individualização das mensagens estimulantes inibitórias, não se sustenta a suposição de que decisões políticas possam ser tomadas com base no interesse objetivo dos cidadãos, conforme sua classe social e evidência dos fatos.

Se a razão e o interesse da maioria prevalecessem, nada seria como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário