quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Cinco minutos para Hitler, cinco minutos para os judeus

 
A manchete da Folha: "Bolsonaro se defende na ONU sobre pandemia e queimadas".

Sei que já citei algumas vezes a frase do Godard sobre jornalismo televisivo, mas vale lembrar sua crítica às simetrias indefensáveis: "Cinco minutos para Hitler, cinco minutos para os judeus".
Diria a Folha, em 1939:

"Hitler se defende na Liga das Nações sobre holocausto e câmaras de gás".

E por aí vai. Bolsonaro elogia Ustra. Bolsonaro mede quilombolas em arrobas. Bolsonaro diz que vai metralhar petistas. Bolsonaro defende cloroquina.

E a gente naturaliza a truculência a partir de sua aceitação discursiva. O uso indevido dos verbos a aniquilar nossos esboços de civilização.

A luta contra a barbárie é também uma luta pelo mínimo de estética (um dos antídotos possíveis ao poder contagioso das cloacas morais) e por uma linguagem precisa.

Uma linguagem que tenha como pressuposto a defesa da vida, da empatia. E que não tenha no cinismo seu motor primário. Ética que se diz?

Excesso de relativismo jornalístico na veia dá nisso: cinismo em relação à hierarquia dos fatos. Se o agendamento de notícias (tema fundamental do jornalismo) parte da desumanidade o mundo será mais desumano.

Bolsonaro não incinerará o Manual de Redação da Folha porque ele é uma espécie de primo distante (blasé, com óculos arrojados e sorrisinho debochado) de sua violência cafona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário