domingo, 18 de outubro de 2020

O que Atila Iamarino faz é a desmoralização absoluta da ciência por dentro

Luis Felipe Miguel

Não vou dar link pro vídeo, ao qual cheguei graças a uma postagem do Afonso Albuquerque, mas é repulsivo ver Átila Iamarino explicando a "mão invisível do mercado" por analogia com um formigueiro.

É um raso discurso ideológico neoliberal, com direito a citação de Hayek e tudo, que passa pela negação sociobiologizante das ciências humanas.

Se é esse o porta-voz da ciência que vai nos salvar do obscurantismo, estamos lascados.

Sou obrigado a concordar com a conclusão do Afonso:

"Terraplanismo é pinto. Que um bando de doidos ponha chapéu de papel alumínio nas cabeças e defenda teorias malucas é um problema, claro. Um ataque à ciência feita de fora. O que essa anta do Iamarino - 'sou epidemologista, logo conheço formigas e explico a economia e a sociedade' - faz é a desmoralização absoluta da ciência por dentro".

Afonso Albuquerque

O que esse cara faz é um desserviço à ciência sem tamanho - que bom que a conta bancária dele deve estar mais polpuda.

Sempre achei Átila Iamarino uma fraude.

Sempre me fascinou como diante de qualquer crise, as pessoas correm atrás de qualquer fraude como se fosse um novo messias.

Atila Iamarino é um divulgador científico, o que significa que ele fala basicamente daquilo que não pesquisa e não conhece muito bem.

Divulgação científica é importante? Claro que sim. Mas divulgação científica não é ciência.

Se tem gente que não consegue entender a diferença entre uma coisa e outra... Azar o delas. É por isso que povo paga mico em loop.

Quem tiver saco, que veja o vídeo todo. Uma explicação neoliberal da sociedade e do mercado - tem Hayek, tem louvação ao imperialismo.,  tem tudo - baseada no funcionamento do formigueiro das saúvas.

O que esse cara faz é um desserviço à ciência sem tamanho - que bom que a conta bancária dele deve estar mais polpuda.

Terraplanismo é pinto. Que um bando de doidos ponha chapéu de papel alumínio nas cabeças e defenda teorias malucas é um problema, claro. Um ataque à ciência feita de fora.

O que essa anta do Iamarino - "sou epidemologista, logo conheço formigas e explico a economia e a sociedade" - faz é a desmoralização absoluta da ciência por dentro.

Que mico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário