sexta-feira, 23 de abril de 2021

Índia se soma ao Brasil como criadouro de variantes e máquina de mortes

Sem vacina

Leonardo Valente

Infelizmente, o pior ainda pode estar por vir. Em dois dias, a Índia registrou 650 mil infectados. É o maior número até o momento, um dado aterrorizante. Nas últimas 24 horas, foram 330 mil contaminações, seis vezes mais que no Brasil. A Índia é um país com mais de um bilhão de pessoas, e nesta situação tornou-se uma gigantesca fábrica de variantes e uma máquina de mortes.

Será muito difícil conter um descontrole nessa ordem, e não é preciso ser epidemiologista para entender no que isso vai resultar, o que gera uma enorme angústia. No início da pandemia, a Índia era um dos lugares que mais gerava apreensão. No ano passado, o terror não se confirmou, mas agora chegou.

A comunidade internacional optou pelo "farinha é pouca, meu pirão primeiro ", o que além de egoísta e cruel é de uma burrice sem limites na condução de uma pandemia. Não adianta, sem vacinas para todos, nenhum esforço vai adiantar. Ou os mais pobres são tratados de forma igual e os negacionistas são arrancados de cena, ou a conta vai chegar para todos. E essa conta será caríssima, e eu queria achar que ainda dá tempo de evitá-la, eu realmente queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário