segunda-feira, 26 de abril de 2021

Por que os EUA ajudam a Índia, mas não ajudaram o Brasil?

O Brasil foi o epicentro da pandemia por meses, mas Bolsonaro não conseguiu convencer o governo Biden a enviar matérias-primas para a produção de vacinas. Agora que um surto de covid abalou também a Índia, Biden reagiu rapidamente, permitindo o envio do material aos indianos. Por quê?
 
Quatro razões explicam por que a Índia é muito mais influente do que o Brasil na capital dos EUA:

1) A diáspora indiana nos EUA é bem organizada e politicamente ativa. Por exemplo, o "lobby indiano" foi crucial para convencer o Congresso dos EUA a apoiar o acordo nuclear com a Índia em 2006.
 
A diáspora brasileira nos EUA, em comparação, não só é menor, mas também carece do mesmo poder de organização ou influência. (Existem muitas razões para isso, mas uma é que o governo brasileiro não considera os brasileiros que vivem no exterior como um ativo estratégico.) 
 
As elites indianas são muito bem conectadas em Washington e montaram uma verdadeira operação de guerra ao longo dos últimos dias. Políticos, intelectuais, artistas e CEOs indianos ligaram para seus contatos nos EUA, pedindo o envio do material.
 
2) Embora o primeiro-ministro da Índia, Modi, e o presidente do Brasil, Bolsonaro, sejam ambos fãs de Trump, tenham ambições autoritárias, estejam minando ativamente suas democracias e não tenham boa reputação em Washington, Modi foi pragmático quando Biden chegou ao poder. 

Bolsonaro, por sua vez, disse acreditar que a eleição nos Estados Unidos foi fraudulenta e se recusou por muito tempo a parabenizar Biden. Bolsonaro, em poucas palavras, está fazendo de tudo para complicar a vida daqueles em Washington que defendem a relação Brasil-Estados Unidos. 

3) A relevância estratégica da Índia para os EUA é incomparável - sua economia é maior que a do Brasil, é um parceiro comercial mais importante e é um aliado para conter a China. Políticos indianos podem acessar os mais altos escalões do poder em DC de uma forma que os brasileiros não conseguem. 

4) Como grande produtora de vacinas, a Índia planejou exportar milhões de doses para países pobres, mas agora as exportações cessaram. Isso, e o fato de que a população da Índia é mais de 6 vezes maior que a do Brasil, ajudou os negociadores indianos na hora de pedir ajuda dos EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário