quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Carta Capital adere à barbárie vigente e demite jornalista por ter opinião diferente do patrão


Antonio Luiz M. C. Costa

Gente, acabo de ser demitido da Carta Capital. Diz o Mino Carta que eu estou em desacordo com a "linha da revista" por dizer que a Europa é igual ao Brasil.

Claro que não acho realmente que a Europa é igual ao Brasil. Processos históricos e culturas são diferentes. Mas estão, sim, sendo corroídos pelo mesmo movimento de ultradireita - que começou por lá -, com métodos e consequências muito parecidos.

Infelizmente, Mino Carta continua preso ao eurocentrismo e ao complexo de superioridade de todo imigrante europeu que eu tenha conhecido de perto (inclusive meu pai e meus avós). 72 anos de Brasil e continua a escrever sobre os brasileiros, pejorativamente, como "nativos".

E não pode suportar a ideia de que a Itália está fazendo a mesma estupidez que o Brasil e que Jair Bolsonaro e Matteo Salvini, diferenças de formação à parte, representam essencialmente a mesma coisa e são parte do mesmo fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário