Noam Chomsky diz que Lula é o principal preso político do mundo. Dilma Rousseff diz que lutar por sua liberdade deve ser bandeira principal da esquerda. Do outro lado, Ciro Gomes diz que Lula não é preso político e Marcelo Freixo, que 'Lula Livre' não unifica a esquerda. Quando vai ficar claro de uma vez por todas o que é esse 'outro lado'? Quando vai ficar claro a forma como operam pra não parecerem estar do "outro lado" e sim do seu? Sei que pra maioria que está na luta contra o golpe isso já está desvendado, mas acho que vale a pena mostrar aqui a dinâmica dos golpistas pra nunca serem descobertos por você.
Vamos lá. Eles se jogam, se insinuam e se lançam nos braços da direita quase todo santo dia. Toda a direita. Pode ser a liberal de Huck e FHC (com que tem mais afinidades) no tapete estendido pela Globo, pode ser até com a direita miliciana que sustenta tortura, oprime, mata e pendura placa da Marielle em gabinete, como agora, perplexos, pudemos constatar. São soldadinhos de primeira hora da Lava-Jato, elogiam Moro aqui e ali e descem, mas descem sem perdão a marreta em Dilma, Lula e o PT sem que precisem sequer ser provocados.
Aí vem a onda, vem o cheirinho do 'trending topic do Twitter', eles correm pra fazer aquele discurso efusivo, gravar uma live, pisam em quem outrora elogiaram e que, agora na berlinda, apanha mais que boi ladrão, depois colam ali do teu lado e por ali ficam até a onda baixar, o holofote apagar pra poderem voltar tranquilos pros braços da direita e começar tudo de novo.
O cálculo é o mais esperto do mundo: na maré baixa, flertam com os golpistas pra mostrar que não são radicais, que rejeitam o PT tanto quanto eles e que merecem a sua confiança e, quem sabe, seu voto lá na frente; mas quando a maré sobe, vem uma onda que promete chacoalhar o cenário político, daí se misturam rapidinho com a turma, fazem carinha de santo e, com aquela lábia maravilhosa que deus lhes deu, amparados pelo discurso do "vocês-estão-dividindo-a-esquerda" das suas igrejinhas sabem bem que vai ficar tudo nos conformes, mais uma vez. #LulaLivreJá.
Casemiro Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário