sexta-feira, 17 de julho de 2020

Covid: Brasil contabiliza 1.163 mortes em 24 h; total se aproxima de 78 mil


Do UOL, em São Paulo

O Ministério da Saúde passou a contabilizar nas últimas 24 horas mais 1.163 mortes provocadas pela covid-19 no Brasil. O total de vítimas da doença causada pelo coronavírus chegou a 77.851.

De acordo com o governo federal, foram acrescentados de ontem para hoje novos 34.177 diagnósticos de infecção pelo coronavírus, elevando o total de casos para 2.046.328.

Ainda segundo o ministério, o país tem atualmente 647.441 pacientes em acompanhamento. O número de casos considerados como recuperados chegou a 1.321.036.

Saúde orienta Fiocruz a recomendar cloroquina; Fiocruz se recusa

O Ministério da Saúde orientou a Fiocruz a divulgar amplamente e recomendar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento precoce de pacientes da covid-19, apesar de as evidências científicas indicarem a ineficácia de ambos no combate ao novo coronavírus.

A própria Fiocruz participa do estudo Solidarity, da OMS (Organização Mundial de Saúde), cujos testes com cloroquina e hidroxicloroquina foram suspensos em junho porque todos os resultados obtidos indicavam que as substâncias "não reduziam a mortalidade dos pacientes".

O ofício menciona como "medidas essenciais": considerar a prescrição de cloroquina ou hidroxicloroquina, mediante livre consentimento esclarecido do paciente (...) para tratamento medicamentoso precoce, ou seja, nos primeiros dias dos sintomas, no âmbito do SUS". Perguntado sobre as evidências que embasam tal recomendação, o Ministério da Saúde nada explicou.

A Fiocruz respondeu que não recomenda a droga: "A Fiocruz orienta profissionais, ela afirma que não há base científica para a cloroquina, pelo contrário, há evidências de que não deve ser utilizada. Mas, se recebe comunicado do Ministério da Saúde, não pode deixar de informar seus profissionais", declarou o pesquisador e coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância da Fiocruz Brasília, Cláudio Maierovitch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário