sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Os países ricos são os mais corruptos


Meu Professor de História

1. Há um mito de que países desenvolvidos são menos corruptos, por isso avançaram. Na real, só jogam sua corrupção no mundo subdesenvolvido em conluio com as oligarquias locais. Quando multinacionais norueguesas compram políticos para se instalar na Amazônia, a Noruega pratica corrupção.

2. O próprio capitalismo é um sistema estruturalmente corrupto, então TODO país de "economia de mercado" é essencialmente corrupto. O próprio dinheiro é corrupção em forma de papel. Os países desenvolvidos são menos corruptos apenas na aparência.

3. As "Linhas da Amizade" explicam um pouco isso. Durante o colonialismo havia um acordo tácito de que dentro da Europa deveria ter um mínimo de civilidade, mas, fora dela, o mundo cão poderia rolar solto. Hoje, essas linhas são substituídas pela divisão internacional do trabalho.

4. Enquanto no centro do capitalismo se investia na indústria via Estado e isso implicava em uma sociedade mais educada e em instituições reguladoras, na sua imensa periferia rolava escravidão, ausência de cidadania,  lógica da propriedade privada sem limites, Estado privado.

5. Então é muito fácil dizer que "sou menos corrupto que você" se você jogou o pior que existia na sua sociedade nas colônias, se você jogou o seu lixo no quintal dos outros, além de ter apoiado TODAS as repressões que surgiram para conter aqueles q queriam arrumar a casa na periferia.

6. Então podemos dizer que os países ricos não são menos corruptos, mas sim os grandes mestres da corrupção. A casa deles pode até aparentar ser limpa, mas tem muito lixo debaixo do tapete e no quintal há milhões de caçambas de lixo, com bilhões de corpos em decomposição.

7. A direita ama falar de corrupção quando um governo que não gosta está no poder, mas jamais vai encarar essa questão a sério, porque, se fizer isso, vai ter que reconhecer que é parte do problema. Quando ela defende privatizações e "investimentos estrangeiros", apoia a corrupção legalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário