sexta-feira, 22 de maio de 2020

A escrotidão neoliberal

VANESSA DO LATIFÚNDIO 

Vinícius Carvalho 

O post da Vanessa da Matta, há pouco:

"Não importa o quanto você ganha, 30% você guarda!
Não há salgadinho, nem cerveja, nem churrasco ou o que quer que seja, que possa tirar sua poupança. Nós, brasileiros, não sabemos fazer gestão familiar e agora muitos estão sofrendo, o que seria uma troca maravilhosa de churrasco para dias de tranquilidade."

Neoliberal escrota do caralho!

Vocês sabem quem trabalha com esse número mágico de "poupança familiar de 30%"? Pois é, os economistas neoliberais do governo Bolsonaro, inspirados em economistas de ditaduras neoliberais como a do Chile de Pinochet. 30% de poupança é a conta mágica que cada família deve fazer para ter uma aposentadoria "mais-ou-menos" num sistema de previdência 100% privado. Como o que querem implementar no Brasil. No Chile isso foi implementado e hoje é o local do mundo com maior quantidade de suicídio de aposentados, porque não conseguem sequer ter o mínimo para comer e comprar remédios.

Acho lindo gente rica, que nem merecia ser rica, querendo ensinar sobre como uma população (72% do país ganha entre Zero e 1817,00 R$ por mês, sendo mais da metade disso vivendo com 400 reais) deve viver, gastar seu dinheiro, poupar e etc. Vanessa da Matta já pode mudar o seu nome para Vanessa do Latifúndio ou então Vanessa da Grilagem de Terras, Vanessa do Agronegócio, Vanessa Pistoleira, enfim.

Isso vivendo numa sociedade que já está quase toda precarizada, sem seguridade social, trabalhando autônoma por aplicativos, sob um governo que está fazendo jogo duro para pagar 600 reais de auxílio emergencial após 3 meses de quarentena.

600 reais deve ser o que a Vanessa da Matta gasta com o seu cachorro por dia, ou não deve pagar nem o couvert de salada do seu almoço zen-budista.

Eu jamais confiei em goodvibes. Eu jamais confiei em gente que aplaude o sol. Eu jamais confiei em que entra em palco pra fazer show descalço. Jamais confiei em doidão que faz cara de paisagem e paga de viajão abstrato para parecer descolado que "está acima de tudo isso que é mundano". Agora, quando uma pessoa junta tudo isso para gravar uma música com o Ben Harper ainda. Aí é o inferno, o grotesco, o fim, o degradante.

O NEOLIBERAL MACROBIÓTICO TEM QUE ACABAR! Aliás, toda essa gente que busca a libertação dentro de si próprio é neoliberal. Se não for hoje, será amanhã. Porque no frigir dos ovos, eles sempre detestarão a ideia de coletividade e estado social colocando regras, muitas vezes regras para mitigar desigualdade social, violência urbana e prostituição infantil. 

Eles preferem a liberdade, a liberdade de escravizar inclusive, em nome de idiossincrasias teocráticas e paz interior, como no Tibet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário