Luis Felipe Miguel
Ontem, os Estados Unidos registraram 1.425 novas mortes pelo Covid-19. O Brasil veio em segundo lugar, com 1.179 mortes.
Em terceiro, o México, bem atrás, com 334 mortes. E depois a Itália, em curva descendente, mas ainda pagando o alto preço do surto inicial, com 162 mortos.
Os três primeiros têm em comum governantes que não foram capazes de levar a pandemia a sério: Trump, Bozo e AMLO - que infelizmente entra nessa lista para mostrar que a imbecilidade não é monopólio da direita.
(Na Itália, foram sobretudo as autoridades locais da Lombardia que desdenharam das medidas de prevenção. Cabe lembrar que, nas Américas, onde o vírus chegou depois, teria sido possível aprender com a lição dos europeus. Mas muitos preferiram ignorar.)
Em termos proporcionais, porém, a liderança já é do Brasil. Nossos mortos de ontem perfazem 5,6 vítimas por milhão de habitantes, contra 4,3 nos EUA, 2,7 na Itália e 2,6 no México.
E Bolsonaro não consegue disfarçar sua alegria.
(PS. Não estavam disponíveis os números do Reino Unido, que provavelmente estão acima da Itália. Outro país cujo governo inicialmente desdenhou do coronavírus.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário