Do UOL, em São Paulo
O último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado hoje, aponta 12.400 mortes pelo novo coronavírus no Brasil desde o início da pandemia, com 881 óbitos registrados nas últimas 24 horas.
O balanço da pasta também contabiliza 177.589 confirmados de covid-19. De ontem para hoje, foram 9258 novos diagnósticos.
Atualização tardia em diagnósticos
Os números de diagnósticos e óbitos confirmados nas últimas 24 horas não necessariamente ocorreram no último dia.
Segundo o Ministério da Saúde, a fila de testes faz com que os óbitos sejam confirmados, em média, uma ou duas semanas após terem ocorrido. O UOL já identificou atrasos de até 51 dias para a oficialização de mortes.
Por conta dessa atualização retroativa, no início da pandemia o número real de mortes ocorridas até uma certa data chegava a ser o dobro daquela divulgada pelo Ministério da Saúde.
Bolsonaro é alvo de protestos
Uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília, na manhã de hoje, que marca o Dia Internacional do Enfermeiro, transformou o mandatário em um boneco; a representação apresentava garras sujas de sangue no lugar das mãos.
Três pessoas carregaram uma faixa com os dizeres: "Os que lavam as mãos os fazem numa bacia de sangue", frase do dramaturgo Bertolt Brecht.
O protesto ocorre no mesmo dia em que Bolsonaro trava um embate contra governadores que anunciaram que não seguirão o decreto que amplia serviços essenciais durante a pandemia. Ontem, o governo federal determinou que academias, barbearias e salões de beleza seriam acrescentados à lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário