sexta-feira, 22 de maio de 2020

Esperança



Rapaziada, aí vai um texto de esperança.

Achar que é o povo na rua que decide se um presidente fica no cargo ou não é inocência. Porque acreditar nisso te faz automaticamente acreditar que vivemos em uma democracia plena.

O povo tem agência própria, mas muito limitada. Tudo o que é decidido no país ainda é oriundo de acordos palacianos. São as castas de poder que definem o tabuleiro do jogo. Somos apenas peões. Aliás, a sociedade civil organizada é o peão. MST, um peão. Sindicato dos trabalhadores do Judiciário, um peão. Manifestação com 200 mil pessoas na Av Paulista de verde e amarelo, um peão.

Bolsonaro é apenas um Capitão do Mato. Uma hora a elite enjoa desse capitão do mato e faz uma queima de arquivo. Metaforicamente, qual é o fim dessa gente? Uma bala na cabeça, até serem desovados em algum matagal, de algum bairro da Baixada Fluminense.

Enquanto isso, o Fernando Henrique Cardoso estará dando bebendo vinho no seu confortável apartamento na Rua Rio de Janeiro, em Higienópolis, junto com o João Dória.

Estes emanam o verdadeiro poder. O Bolsonaro tem a caneta, mas não tem o pedigree, jamais será aceito no grupo.

Portanto, o Ministro Celso de Mello não liberou este vídeo a toa. Não é mais o povo na rua pró-Bolsonaro que conta, esses tem um teto para atingir. O que o Celso de Mello fez hoje foi mandar um recado para a elite da sociedade civil e para o conjunto de instituições.

Gente, Celso de Mello já era Ministro do STF em 1989, há 30 anos, quando o Bolsonaro estava saindo do exército, após fazer merda e entrando como vereador no Rio.Vocês acham mesmo que o Celso de Mello está lá no poder há tanto tempo a toa? Ele é bobo então?

Ontem o exército fez mais uma movimentação deixando claro que não embarcará num golpe de Bolsonaro. Em seguida, Gilmar Mendes se empodera e dá uma entrevista bomba na Rádio Gaúcha reiterando que os poderes não admitirão um golpe.

A diferença é que o poder se dá nos desvãos, nas entrelinhas. Se o Gilmar fala, "estamos fechados com o exército", isso significa que ele não está. Agora quando ele dá uma entrevista dura e deixa isso nas entrelinhas, é porque ele está amparado. O poder é discreto.

Hoje, além de divulgar o vídeo, Celso de Mello ainda causa um constrangimento nefasto para a família Bolsonaro, no caso dos celulares, criando uma cisma entre a presidência, o gabinete do ódio e a PGR.

Celso de Mello moveu as duas torres do tabuleiro de xadrez. E o General Heleno caiu como um pato, como um amador, ao emitir aquele documento, em nome da GSI, que seria uma afronta liberar o celular do presidente,

Ora, mas não foi isso que o Celso de Mello pediu.

Xeque!

O poder tem que ser frio, não histriônico, e Gen. Heleno deixou nítida a sua intenção.

Junto disso, ao vídeo liberado hoje, o que se aguarda é uma resposta agora pública e forte das forças armadas: "Já dissemos, mas reiteramos, NÃO embarcaremos na sanha de Bolsonaro, e a GSI e seus generais de pijama, NÃO falam pelo exército da ativa"

O que restou ao bolsonarismo, no dia de hoje, foram as bravatas. Bolsonaro soltou a bravata de que "podem liberar o vídeo na íntegra", ontem ele pediu "pelo amor de Deus, não soltem o vídeo na íntegra". Hoje Carla Zambelli falou "esse vídeo é a senha para a reeleição do Bolsonaro", mas ela esquece que o poder se exerce, o poder é calculista, não escandaloso. Quem disse que é a popularidade que está em jogo hoje? Quando o poder entra no jogo, não é a disputa eleitoral que dá as cartas...

O que vocês verão entre hoje e a próxima semana, eu acredito, será a temperatura da fritura do Bolsonaro na Airfryer da república aumentando de 100 para 120 C. Quando chegará em 200? Não sabemos. 

Amizades, a Dilma estava muito mais enfraquecida que o Bolsonaro, porque mesmo que ela não tivesse cometido crime, primeiro, ela era uma mulher de centro-esquerda que se negava a negociar com um presidente de câmara obscurantista e empurrando uma pauta bomba em cima da outra.

Tanto que o pedido de impeachment dela foi uma piada, uma peça jurídica vendida por uma advogada de porta de cadeia biruta chamada Janaína Paschoal, que assinou em conjunto com um coroa gagá, o Miguel Reale Jr.

Ainda assim ela só foi cair oficialmente no dia 31 de agosto de 2016. Sendo que o processo de fritura da Dilma começou ainda em novembro de 2014, como o pedido de contagem de votos do Aécio Neves.

Ontem a reunião de Bolsonaro com os governadores e com os parlamentares foi uma derrota. O comércio irá reabrir aos poucos, mas para fechar de novo, pois as mortes aumentarão, e sua narrativa cada vez mais surreal. Porém, o socorro aos estados e municípios, era exatamente tudo aquilo que ele não queria.

Renan Calheiros avisou "Bolsonaro procurou o centrão, mas tarde demais". Ele sabe que o baixo-clero trai por esporte.

Ninguém vai colocar um impeachment para ser votado na marra.

Bolsonaro está sofrendo uma fritura aos poucos, em doses homeopáticas. E, infelizmente, é assim que tem que ser, se quisermos mesmo que ele sofra uma derrota total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário