quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Não subestimem a Rússia


Vinicius Carvalho

Eu não entendo nada de vacina ou de virologia, mas, modestamente e sem empáfia, eu entendo um pouquinho de Rússia.

Não quero acusar ninguém de nada e nem fingir que sou sabido, de vanguarda e etc, mas quem está acreditando que a tal vacina russa está sendo pesquisada sem testes, sem cadastrar artigos científicos não se atentou para as novas disputas geopolíticas e para o que a Rússia representa no xadrez global da atualidade.

Por mais falhas que o regime russo possua hoje, é o equilíbrio geopolítico que a Rússia e o Putin aplicam no mundo, na atualidade, que fazem com que este mesmo mundo seja um lugar um pouco menos pior.

Foi a Rússia que segurou, sozinha e na unha, o bonde da história nesta década quando metade do continente europeu e o oriente médio pendiam ao nazifascismo.

Me parece um clássico russo, como nesse caso das vacinas contra a covid, esconder seus estudos de vazamentos e pirataria.

Repito, eu posso estar errado, mas me parece uma tática de disputa política mesmo. A Rússia tem tecnologia de ponta, possui soberania científica, uma longa tradição de produção de vacinas e tem condições de produção em massa desde os tempos da URSS.

Quem vê a Rússia como um país tosco, com uma ciência atrasada, está imerso num preconceito ocidental e tomado por propaganda americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário