quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Steve Bannon detido por esquema de desvio de fundos

PÚBLICO

O antigo conselheiro e diretor de campanha de Donald Trump foi detido por ter montado um esquema para desviar milhões de dólares da campanha Construímos o Muro.

O antigo conselheiro e diretor de campanha de Donald Trump, Steve Bannon, foi nesta quinta-feira detido em Nova Iorque, Estados Unidos, sob suspeita de desvio de fundos de doadores na campanha “Construímos o muro” - o muro que o Presidente Trump prometeu construir na fronteira com o México.

As autoridades detiveram Bannon e três dos seus colaboradores mais próximos por suspeitas de terem enganado doadores que deram “mais de 25 mil milhões de dólares para se construir um muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos”. 

Um dos detidos é Timothy Shea, nomeado em Maio administrador interino da Drug Enforcement Administration (DEA, a agência norte-americana para a luta contra a a droga) e outro é Brian Kolfage, veterano da Força Aérea e fundador da campanha para a construção do muro. O terceiro é Andrew Badolato. 

“Como alegado, os arguidos defraudaram centenas de milhares de doadores, capitalizando o seu interesse em financiar um muro fronteiriço para arrecadar milhões de dólares sob a falsa pretensão de que todo esse dinheiro seria usado na construção”, disse em comunicado a procuradora do Distrito Sul de Nova Iorque, Audrey Strauss. “Os arguidos fizeram um esquema secreto para passar milhares de dólares a [Brian] Kolfage, que ele usou para financiar a o seu estilo de vida luxuoso”. 

As autoridades dizem que Kolfage usou 350 mil dólares recolhidos pela campanha para financiar a sua vida privada, enquanto Bannon, através da organização não-lucrativa Non-Profit-1, recebeu um milhão de dólares que usou para pagar despesas pessoais. 

“Para esconder os pagamentos a Kolfage pela Construímos o Muro, Kolfage, Bannon, Badolato e Shea elaboraram um esquema para direccionar estes pagamentos da campanha para Kolfage, indiretamente enviados pela Non-Profit-1 e por uma empresa de fachada sob controlo de Shea”, lê-se no comunicado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário