domingo, 2 de agosto de 2020

Brasil vive momento de maior imbecilidade política de sua história



Nos mais de 350 anos de famílias e políticas aqui nesta parte sulista do Brasil, sempre podemos observar pelas genealogias e histórias de vidas, uma reflexão sobre o momento de maior imbecilidade política surge. 

Antes eu pensava que este prêmio de momento mais imbecil ficaria na conjuntura da Revolta Federalista, 1893-94, mas o bolsonarismo de 2019-2020 parece superar. A Federalista foi uma revolta política contra a presidência de militares recém-instalados no poder, um movimento ultra-conservador e mesmo reacionário. A violência e derrota da revolta deixou pelo menos um legado, o impedimento e a queda de uma projetada e duradoura ditadura militar no Brasil, que seria a primeira da nossa história. 

O bolsonarismo é igualmente um movimento ultra-conservador e reacionário diante das mudanças e transformações na sociedade brasileira do início do século XXI.  O bolsonarismo só pôde chegar e se manter no poder através de golpes contra a democracia, o afastamento da Dilma e a prisão política de Lula, com apoio das corporações de privilégios mais retrógradas e atrasadas, como as forças armadas, o sistema judicial, a grande mídia, a pastorcracia e o empresariado mais parasitário deste outro Ocidente. 

Com rachas e divisões, cada vez maiores, mas mantendo certa unidade de classe, o bloco no poder enfrentará dificuldades no seu projeto de voltar em décadas a situação social e política, desta vez para vender e saquear o patrimônio nacional para sua clientela no poder e no mercado internacional. 

Este projeto do bolsonarismo de aprofundar a concentração de renda e o autoritarismo, projeto de um país congelado na violência, na necropolítica, cronicamente inviável para usufruto e deleite de poucas elites em pequenas ilhas de riquezas e vantagens corporativas, cercadas por profundos mares de pobrezas, afinal sempre foi o grande projeto da classe dominante histórica brasileira. 

Ao contrário de 1893-94, agora o bloco reacionário está fundido com o bloco militar de direita, o que também oferece a oportunidade histórica de serem politicamente derrotados juntos e de vez, quando a conjuntura virar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário