Os shopping centers no Brasil registraram a maior queda de sua história em 2020, com retração de 33,2% no faturamento dos lojistas instalados nos empreendimentos, informou nesta quinta-feira a Abrasce, a associação do setor.
O montante atingiu R$ 128,8 bilhões, patamar próximo ao registrado em 2009. A taxa de vacância dobrou e o número de postos no setor caiu 9%.
“Considerado uma análise mais sensata, acredito que levaremos cerca de três anos para conseguir retornar aos níveis de venda pré-pandemia”, disse Glauco Humai, presidente da entidade em entrevista a jornalistas nesta manhã.
Para 2021, a projeção da associação é de um aumento de 9,5% nas vendas, mas essa estimativa pode ser revista ao longo do ano. “Há uma série de questões, como desemprego em alta, o auxílio emergencial e a pressão inflacionária. Ainda há também a própria capacidade de o setor reagir, como um aspecto positivo, então iremos voltar a analisar essa projeção nos próximos meses”, disse ele.
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