quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O golpe já foi dado


Bruno Torturra

A presença da ideologia miliciana nos mais altos escalões do executivo, da procuradoria e polícia é, em si, um golpe. AI-5 remete a um trauma e um risco real. Mas sinto que estamos temendo um ataque externo às instituições enquanto elas já estão infectadas por dentro.

Não se trata de ditadura ou de fascismo clássico. Mas de uma cultura política, que sempre parasitou o Estado como forma de sobrepô-lo. Forjada na violência local, na justiça personalista, territorializada. Mais baseada em lealdade do que em leis. Não é uma máfia. É uma ideologia.

Milicianismo é a estatização do crime. A transformação do monopólio da violência em monopólio da impunidade como forma de “pacificar” territórios. Por isso tem tanta adesão dentro das polícias e dos órgãos da justiça corrupta.

A milícia sempre usou o Estado como escudo. Por isso é natural, orgânico e não conspiratório, que o aparato de Bolsonaro seja eficaz em neutralizar investigações. Ou matar quem insista em fazê-las.

O golpe já foi dado. Não por generais, mas por facínoras de meia patente. E a quartelada não veio do Alto Comando na Urca. Mas de algum condomínio do eixo Barra - Rio das Pedras.

Em suma: nosso abismo é um barranco de desova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário