Chongqing |
A cada vez que vejo o capitalismo neoliberal relativizando regime autoritário simpático ao livre mercado pelo "desenvolvimento" sou obrigado a usar o argumento "Democracia não importa? Ok, cabe lembrar que o maior case de desenvolvimento dos últimos 30 anos é um país comunista"
"Ah mas o milagre chileno sob Pinochet"
Caras, a China incluiu 500 milhões de pessoas na sociedade de consumo em 3 décadas, o Chile é metade de Chongqing e aquilo NEM EXISTIA como distrito industrial até a década de 90
E tudo conforme a cartilha comunista dos planos quinquenais.
"Onde o comunismo deu certo?", pergunta o passador de pano de regime autoritário de direita.
Já que "democracia" não importa, deu certo na China. Deu tão certo que o presidente autoritário daqui inventou que a China é "capitalista", afinal 1/4 de nossas exportações vai pra lá.
A China, com todos os seus enormes problemas, é o que acontece quando um regime comunista fortemente planificado adota um planejamento de abertura econômica e de reposicionamento do país no mundo levado à risca por 30 anos. O capitalismo é controlado pelo estado, não o contrário.
É bom? Essa é outra discussão
Mas é um indício monumental do fracasso do modelo capitalista neoliberal que o país que tem maior sucesso econômico após o surgimento do neoliberalismo seja um país comunista de quem TODOS os países de receituário neoliberal se tornaram dependentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário