quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O melhor slogan da campanha de Bolsonaro foi criado por Cid Gomes


CADA UM COM SEU BABACA

Moisés Mendes

Dizem que Cid Gomes enfrentava milicianos cearenses quando foi baleado. Outros dizem que eram apenas policiais amotinados.

A maioria diz o que deve ser dito: o poder da polícia, civil ou fardada, foi multiplicado pelo bolsonarismo. Cid decidiu enfrentar uma turma da pesada.

Mas quem gosta de esquecer o que não deve ser lembrado é a direita. E Cid e Ciro se dizem de esquerda. Por isso é preciso lembrar que Cid é o autor de uma frase famosa.

Foi Cid quem produziu a frase que a extrema direita usou durante a campanha de 2018 mais do que qualquer slogan de exaltação do reacionarismo.

Foi Cid Gomes quem disse no comício de lançamento da campanha de Haddad em Fortaleza, com o dedo na direção de petistas espantados: “Lula está preso, babaca”.

Para o bolsonarismo, a frase de Cid foi o melhor slogan de campanha. A direita repetiu à exaustão o slogan de Cid Gomes.

Na hora em que as esquerdas esperavam solidariedade a Lula, os Gomes atacavam o preso político e exaltavam seu encarceramento.

Ciro Gomes criou então a sua versão da frase do irmão. Ciro disse, depois da eleição, num encontro com estudantes em salvador: “Eu estou solto e Lula está preso, babaca”.

Os irmãos Gomes falavam mal de Sergio Moro, mas davam corda para o lavajatismo. Hoje, Dilma Rousseff expressou solidariedade a Cid. É o gesto que Cid negou a Lula.

Muita gente relevou por um bom tempo as posições de Cid e Ciro Gomes. Quantos achavam (eu achei) que era birra e que iria passar. Quantos esperaram por um pedido de desculpas. Nada.

Ah, dizem, mas hoje ele usa a retroescavadeira contra policiais mascarados porque é aliado do PT do governador Camilo Santana no Ceará.

Então tá. Então sobe junto na retroescavadeira, babaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário