CADA UM COM SEU BABACA
Moisés Mendes
Dizem que Cid Gomes enfrentava milicianos cearenses quando foi baleado. Outros dizem que eram apenas policiais amotinados.
A maioria diz o que deve ser dito: o poder da polícia, civil ou fardada, foi multiplicado pelo bolsonarismo. Cid decidiu enfrentar uma turma da pesada.
Mas quem gosta de esquecer o que não deve ser lembrado é a direita. E Cid e Ciro se dizem de esquerda. Por isso é preciso lembrar que Cid é o autor de uma frase famosa.
Foi Cid quem produziu a frase que a extrema direita usou durante a campanha de 2018 mais do que qualquer slogan de exaltação do reacionarismo.
Foi Cid Gomes quem disse no comício de lançamento da campanha de Haddad em Fortaleza, com o dedo na direção de petistas espantados: “Lula está preso, babaca”.
Para o bolsonarismo, a frase de Cid foi o melhor slogan de campanha. A direita repetiu à exaustão o slogan de Cid Gomes.
Na hora em que as esquerdas esperavam solidariedade a Lula, os Gomes atacavam o preso político e exaltavam seu encarceramento.
Ciro Gomes criou então a sua versão da frase do irmão. Ciro disse, depois da eleição, num encontro com estudantes em salvador: “Eu estou solto e Lula está preso, babaca”.
Os irmãos Gomes falavam mal de Sergio Moro, mas davam corda para o lavajatismo. Hoje, Dilma Rousseff expressou solidariedade a Cid. É o gesto que Cid negou a Lula.
Muita gente relevou por um bom tempo as posições de Cid e Ciro Gomes. Quantos achavam (eu achei) que era birra e que iria passar. Quantos esperaram por um pedido de desculpas. Nada.
Ah, dizem, mas hoje ele usa a retroescavadeira contra policiais mascarados porque é aliado do PT do governador Camilo Santana no Ceará.
Então tá. Então sobe junto na retroescavadeira, babaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário