quinta-feira, 25 de março de 2021

Mundo bizarro

João Ximenes Braga

O UOL hoje traz mais uma matéria da série que está fazendo sobre o crime de peculato cometido por ex-assessores do ex-deputado que elogiava torturador no plenário, e que foram herdados pelos gabinetes de seus filhos. É um escândalo chocante de corrupção que em qualquer lugar do mundo derrubaria o presidente. Mas aqui nem 300 mil mortes derrubam o presidente. Nem as acusações claras e embasadas de que ele está cometendo um genocídio em tempo real. Nem as sucessivas e incríveis coincidências que fazem parecer que seu círculo íntimo é formado por apoiadores daquele apavorante genocídio do século XX. Parece que estamos do outro lado do espelho, um universo onde quanto mais coisa acontece, menos acontece.

Mas esse nem é o assunto deste post, o nariz de cera aí em cima é só pra lembrar porque não consigo ser ativo no microblog de 140 caracteres.

O que eu queria mesmo falar é de um detalhe perdido na matéria do UOL. Uma das envolvidas no esquema de peculato é prima da mãe dos 00. Até aí, normal. Juro, já tô achando isso normal. O que me espantou é que ela é casada com um coronel que está lotado, vejam vocês, no gabinete do Comandante do Exército. 

Não que o coronel possa ser culpado por um possível crime cometido por sua esposa, mas não era pra rolar algum constrangimento? 

Notem que semana passada, o blog de Andrea Sadi, insuspeita de qualquer isenção, deu um furo bomba: militares lotados no GSI haviam sido presos pela própria Justiça Militar por usar aviões da FAB para tráfico de droga mundo afora. Uma bomba. Repercutiu? Não.

Sabe o que deveria acontecer esta noite? No telejornal das 20h30, uma arte de um quartel com dutos jorrando dinheiro, mostrando todas as irregularidades cometidas por militares que vieram à tona desde que voltaram ao poder executiva. Todas. Não uma notícia aqui outra acolá, o conjunto da obra: a fabricação de cloroquina, o uso de aviões da FAB para transportar drogas, os gastos excessivos com cerveja, picanha, leite condensado e bonecos do Rambo, os gastos da Casa Civil que na verdade é militar para comprar a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Tudo. No mesmo estilo editorial com que se cobriu a incrível orcrim que deu a seu líder um apartamentinho cafona de cômodos apertados e que na verdade não era dele. E claro, uma prensa no comandante do Exército e outra no Braga Netto pra perguntar o que ele sabe das milícias no Rio e não conta. Pro brasileiro poder ter uma noção real do que está acontecendo.

Mas estamos do outro lado do espelho, um universo onde quanto mais coisa acontece, menos acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário