segunda-feira, 22 de março de 2021

Tem cheiro de patifaria no Datafolha



Claudio Guedes

Patifaria nas pesquisas

O DataFolha inova e, aproveitando a metodologia de pesquisas por telefone celular, rápida e barata, re-inventa a pesquisa sobre processos judiciais polêmicos.

Tudo parecendo manipulação. Primeiro, a escolha do tema: a culpa ou não do ex-presidente Lula em processos judiciais que, como provado agora, foram manipulados por um juiz e procuradores com motivação política e ideológica. Por que uma pesquisa sobre o tema, ainda em discussão no STF, neste momento? 

Segundo, os resultados, talvez provenientes da forma de perguntar ou da metodologia da pesquisa, que mostram uma piora na avaliação da culpa de Lula pela população de 2018 para hoje. Não parece crível. Neste período a operação Lava-Jato vêm sendo questionada e provas substanciais de manipulação dos processos contra Lula estão sendo continuamente divulgadas. E o resultado hoje é pior? Não faz sentido. 

A pesquisa neste momento e os resultados como apresentados sugerem uma nova investida do Grupo Folha contra Lula, para barrar ou segurar os efeitos da sua volta ao palco principal da política no país após a anulação liminar dos seus processos e seu discurso do dia 10/3 que teve amplo apoio na sociedade.

A metodologia da pesquisa possui falha grave:

Como 13% dos pesquisados disseram que não tomaram conhecimento das anulações e 51% disseram que o Fachin agiu mal em anular as condenação e 42% disseram que ele agiu bem? Se só 87% tomaram conhecimento como 93% podem avaliar se o Fachin agiu bem ou mal? Os números não possuem coerência.

Tem o dedo do Luiz Frias nesta história. 

Tem cheiro de patifaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário