O POVO - Nunca se falou tanto em Ideologia de Gênero quanto ao longo deste ano. O senhor poderia definir o que é Ideologia de Gênero?
Contardo Calligaris - A Ideologia de Gênero é o que pensam as pessoas sobre o gênero, por razões que não têm nada a ver com as evidências empíricas nem com os achados científicos a respeito. Como sempre, ideologia é o que as pessoas pensam a partir da posição que ocupam no tecido social, independentemente do que a Ciência e a Empiria dizem. Então, Ideologia de Gênero é a conversa de quem diz que só existem dois gêneros, que a divisão de gênero é binária, que cada um tem o gênero que lhe é dado quando nasce, à vista de seus órgãos genitais. O que é uma bobagem, do ponto de vista da ciência de qualquer área. Curiosamente, o termo Ideologia de Gênero foi inventado pela Igreja Católica para atacar, não se sabe bem em nome de quem, as pessoas (cientistas, biólogos, geneticistas, endocrinólogos, psicólogos e psiquiatras) que começaram a se dar conta de que o gênero era uma questão muito mais complexa do que parecia à primeira vista. Estamos num momento em que é fácil ler no jornal ataques à Ideologia de Gênero, geralmente feitos por pastores, ataques como se os cientistas e cia estivessem promovendo, por alguma razão misteriosa, a complexidade do gênero. Mas, na verdade, para qualquer um que tenha um pouco de cultura, Ideologia de Gênero só pode querer dizer que são os pensamentos sobre gênero das pessoas que não acreditam na Ciência ou nos dados empíricos, e que, portanto, têm ideias sobre gênero a partir de suas crenças pessoais, sejam elas políticas ou religiosas, e que eles impõem e querem impor aos outros.
OP - Este conceito é quase às avessas do que essas pessoas religiosas costumam apresentar como Ideologia de Gênero.
Contardo - Sim, completamente às avessas. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de sanidade mental e que trabalhe, como eu trabalho, por exemplo, com adolescentes transgêneros ou intersexo, sabe que isso é de uma complexidade tamanha! Trabalho junto com psiquiatras, endocrinologistas, e para todos nós isso é de uma dificuldade muito grande! E a gente trabalha no respeito a essas pessoas, evitando tratá-las como a Medicina tratou durante muito tempo, ou seja, tomando decisões por conta delas, sem se dar conta de qual realmente é o problema.
Entrevista completa AQUI

Nenhum comentário:
Postar um comentário