terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A direita continental sofreu uma sólida derrota na Venezuela


Ricardo Costa de Oliveira

O Grupo de Lima reconheceu o fracasso na tentativa de golpe do 23F. A direita continental sofreu uma sólida derrota na Venezuela depois de ter obtido grandes vitórias em 2018. Quem cai ou sai primeiro? Maduro, Trump, Duque ou Bolsonaro? As apostas estão abertas. 

No auge da Guerra Fria calculavam que uma invasão dos Estados Unidos à Cuba custaria mais de cem mil mortos e um cenário de guerrilhas permanentes. Quando vimos cenas das milícias bolivarianas com mulheres populares, cozinheiras, gente mestiça e pobre, boias-frias, camponeses e operários com armas na mão, que mesmo com muitos problemas defendiam a herança Chavista e Maduro, o custo militar de uma invasão seria muito elevado, apesar da forte oposição das elites e classes médias "brancas" dos barrios mais ricos. 

Trump e as comunidades latinas empresariais de Miami são covardes, vide o caso cubano em seu cerco e bloqueio, vide a Coreia do Norte armada, que encurralou a diplomacia estadunidense a obrigando a negociar, o que resulta em conjunturas complexas e conflitos que se arrastam por décadas. Será que em 2019 estará a Venezuela isolada ou a extrema direita latino-americana? Veremos ao longo dos meses e anos. 

Imaginem o que acontecerá quando os trabalhadores e a gente pobre brasileira entender o roubo das aposentadorias, o desemprego, os baixos salários, a piora na educação, saúde e o sentido enganador do Governo dos Bolsos, com muitos milicos e malucos ideologicamente extravagantes aparelhando o Estado, o que vai acontecer ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário