sábado, 23 de fevereiro de 2019

O Brasil deve ajuda humanitária a milhões de brasileiros miseráveis

Ricardo Costa de Oliveira

Manhã de sábado, 26/02/19. Lembro bem da alegria dos jornalistas e comentaristas da Globo News no dia do golpe de Guaidó, 23 de janeiro passado, quando comemoravam a queda de Maduro e disseram que não passaria daquela madrugada. 

A política é mais complexa do que parece e não se sabe se vai cair de Maduro ou não. Pelo contrário, os acontecimentos provaram que a oposição de direita venezuelana não teve forças internas e precisou articular uma invasão externa. Aí pode estar outro grande erro porque todas as “revoluções” só cresceram e se ampliaram quando houve intervenções estrangeiras, que também despertaram forças nacionalistas depois de estarem acuados, desde a Revolução Francesa, a Russa, a Chinesa, a Cubana, a Vietnamita. 

O jogo geopolítico da extrema direita de isolar a Venezuela jamais aconteceria com um Brasil democrático, jamais aconteceria com Lula, ou Dilma, defensores da paz e somente o Brasil golpista, em regime de exceção, permite intervenções estrangeiras na América do Sul e o caos geopolítico anunciado. O Chile não faz fronteira com a Venezuela e o Piñeira, quase-filhote do Pinochet, está na Colômbia, junto com Duque, defendendo seus interesses empresariais. Ninguém sabe o que pode acontecer, mas Trump, o que separa pessoas, crianças e almeja construir um muro contra os mesmos hispânicos, do outro lado da fronteira, os USA dos interesses imperialistas, sempre querendo roubar petróleo e coisas dos outros, não têm a mínima condição moral e nem política para intervir na Venezuela. 

O Brasil deve ajuda humanitária a milhões de brasileiros desempregados, mendigando nos semáforos, sem educação, sem saúde, nas favelas, na pior violência urbana e rural do Brasil. Será que os Estados Unidos querem ter milhares de baixas em uma guerra civil perigosa e sem prazo para terminar, que pode se espalhar por toda América do Sul depois dessa aventura desastrada ? Os Bozos não se seguram com seu governo de laranjas e não têm a mínima infraestrutura para esse tipo de evento, uma guerra contra vizinhos divididos, com alguns dos vizinhos aparentemente bem armados e com vontade política de resistência ? Está ruim a situação e não vai melhorar, seja qual for o desfecho do dia de hoje e dos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário