segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Quem mandou jamais deixar de ser uma reles colônia, grande e boba?

Nilson Lage

Brasil e Estados Unidos são economias basicamente concorrentes, não complementares, Exportam proteína animal e vegetal (soja, milho, frangos, carnes de porco e de boi), suco de laranja e outros insumos que embutem tecnologia agrícola e processamento industrial para mercados consumidores do Oriente, de onde importam máquinas, eletrônicos, petróleo e complementos alimentares.

Quando Estados Unidos e China começaram a se estranhar, o Brasil cresceu como fornecedor alternativo e houve o boom das exportações de soja. As carnes iam pelo mesmo caminho, apesar dos esforços do governo americano, através de seus agentes nas procuradorias e judiciário brasileiros, para sabotar os grandes exportadores nacionais. As compras chinesas de soja nos Estados Unidos chegaram a estancar e se abriu a perspectiva de grandes investimentos da China na expansão da infraestrutura de transporte e energia do Brasil.

Aí veio essa pústula olavista dos bolsonaros e seu perdido amor pelo Trump.

Diante da crescente e maníaca estupidez brasileira – que é una esperteza americana, porque o Brasil alienou sua inteligência – os chineses voltaram a se acertar com os Estados Unidos,. O aporte de proteína é questão fundamental para eles e, tanto quanto os americanos, são pragmáticos, ainda que mais sinceros e com escassa cobrança de subserviência política.

O lado bom é que o agronegócio com cara de latifúndio se ferra, com ele um tanto da cultura do boi, da bala e dos oligarcas xucros.

O lado ruim é que o Brasil se ferra junto, perde credibilidade, encolhe … e assim caminha para trágico destino.

Quem manda ter assinado aquele malfadado acordo jurídico (e policial) com os Estados Unidos, em 2001, nos anos de entrega desvairada do FHC, ao preço do sacrifício de secular cultura judiciária?

Quem manda ter forças armadas com generais que vivem se esfregando em empresários e picaretas, ricos, odeiam o povo simples do país, não têm a menor noção de geopolítica e se orientam pelo que os “amigos americanos” ensinam?

Quem mandou ter uma imprensa servil e venal, pendurada em Miami?

Quem mandou jamais ter deixado de ser uma reles colônia, grande e boba?

Nenhum comentário:

Postar um comentário