sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolsa Família e o desenvolvimento intelectual limitado do Capitão Pateta

Ricardo Barboza
Presidente @jairbolsonaro , deixa eu te atualizar sobre o que realmente sabemos sobre o Bolsa Familia.

Quem sabe assim a gente para de perder tempo com bobagens e tira a economia brasileira do atoleiro...
Estadão: Governo constatou menor desenvolvimento intelectual em 'filhos do Bolsa Família', diz @JairBolsonaro : https://bit.ly/2TNAFhq 
1- o Bolsa Família é o programa de transferência de renda que mais beneficia os mais pobres no Brasil. Em outras palavras, nenhum outro programa tem uma focalização tão boa quanto o Bolsa. 

2- o Bolsa Família custa relativamente muito pouco para os cofres públicos (cerca de 0,5% do PIB). A Previdência Social custa cerca de 13% do PIB (ou seja, aproximadamente 26 vezes mais). 

3- se a focalização é imensa e o custo é baixo, o Bolsa Família é, portanto, um instrumento brutal para o combate à (extrema) pobreza. A menos que alguém não se importe com a pobreza, isso é algo que deve ser amplamente aplaudido. 

4- estudo do Banco Mundial mostra que “programas de transferência condicionada de renda”, como o Bolsa Família, são bem mais progressivos que vários outros tipos de transferências sociais.

5- ou seja, além de combater a pobreza, o Bolsa Família também ajuda a melhorar a vergonhosa distribuição de renda do Brasil (talvez a pior característica da nossa economia). 

6- hoje, cerca de 70 países adotam políticas semelhantes ao Bolsa Família. A focalização do Bolsa Família é uma das maiores (perde apenas para os programas do Panamá e do Peru). 

7- como afirmam colegas do IPEA, o que o Bolsa conseguiu é um feito: uma coisa é focalizar em países geograficamente pequenos (como Panamá e Peru). Outra é conseguir focalização semelhante num país continental como o Brasil. 

8- o Bolsa Família já passou por diversas avaliações científicas que tentavam mensurar sua efetividade em diversos aspectos. O resultado geral é muito positivo (por mais que algumas pessoas tentem nos convencer religiosamente - e incansavelmente - do contrário).

9- o Bolsa Família melhora diversos indicadores de saúde (como mortalidade infantil e vacinação no período correto).

10- o Bolsa Família melhora diversos indicadores educacionais (reduz o abandono, aumenta a frequência escolar e a aprovação dos alunos). 

11- o Bolsa Família não estimula a fecundidade (o benefício é muito pequeno) e não desestimula a oferta de trabalho (o “efeito preguiça” é uma lenda). 

12- obviamente, o Bolsa Família pode melhorar, como qualquer política pública, diga-se de passagem. 

Mas a verdade é que essa prioridade não está nem no top 500 das prioridades do Brasil hoje. 

13- Sendo assim, que tal focar no que realmente importa? 

Enquanto você lia sobre essa questão do Bolsa, seu governo encaminhou uma piada, digo, uma proposta de reforma da Previdência dos militares, que atrapalha muito o andamento das verdadeiras prioridades. 

14- aproveite enquanto você tem capital político. Desperdiçá-lo com bobagens será, isso sim, uma grande prova de desenvolvimento intelectual limitado, que nem hoje acusam as crianças beneficiadas pelo Bolsa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário