quinta-feira, 21 de março de 2019

O país segue à deriva

Claudio Guedes

Efeitos

A iniciativa da Lava Jato contra Temer & Sócios foi uma ação política.

Nada tem que ver com justiça. Processo judicial é decorrente de investigação, indiciamento, acusação, defesa e sentença. Para um cidadão com residência fixa, que não cometeu crime violento, figura pública notória, o processo deveria seguir os trâmites previstos no CPP.

O resto é abuso.

Assim como foi abusivo e farsesco o processo contra o ex-presidente Lula.

Assim como foi abusiva a tentativa dos procuradores do MPF/Paraná e de uma juíza de 1° Instância federal em legalizar uma fundação de direito privado com recursos de multas e ressarcimentos provenientes de ações judiciais propostas pelo estado.

Assim como foi abusiva a ação do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, de forçar o poder legislativo a apreciar o seu (sic) projeto de lei atropelando ritos e práticas legislativas.

São ações políticas da republiqueta de Curitiba e sua sucursal carioca querendo protagonismo político. Nada mais do que isso.

O (des) governo de Jair Bolsonaro no meio do circo. Presidente, filhos e ministros como palhaços histriônicos no meio de um picadeiro de terceira.

As ações do judiciário politizado ajudarão o presidente em queda-livre de popularidade?

Não acredito.

A bagunça instituída no país por Dallagnol, Moro e Bretas, será mais um complicador para a formação de uma base mínima, coerente e articulada, que possa viabilizar as reformas liberais que a dupla Guedes/Bolsonaro prometeu à elite da banca e das grandes empresas nacionais e estrangeiras que operam no país.

O país seguirá à deriva.

O impasse é o cenário mais provável.

O jogo está aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário